one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


OEA enviará missão com 500 observadores para acompanhar eleições no Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Missão da OEA diz que credibilidade do Paraguai está associada à transparência nas eleições de 2013

Criado em 30/08/12 11h20 e atualizado em 30/08/12 17h08
Por Renata Giraldi Fonte:Agência Brasil

Imagem - OEA enviará missão com 500 observadores para acompanhar eleições no Paraguai
A restauração da credibilidade internacional do Paraguai depende da transparência e legitimidade do processo eleitoral no país

Brasília - A restauração da credibilidade internacional do Paraguai depende da transparência e legitimidade do processo eleitoral no país. O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) porque os líderes regionais desconfiam de que a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em junho, tenha rompido com a democracia. A avaliação foi feita pela missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em 21 de abril de 2013, cerca de 3 milhões de paraguaios vão às urnas escolher o presidente, o vice-presidente, governadores e parlamentares. A missão da OEA encerra hoje (30) o trabalho de investigação sobre a situação política no Paraguai, neste período que antecede as eleições.

O chefe de gabinete do Secretaria-Geral da OEA, Hugo de Zela, disse que a promoção de eleições de forma transparente servirá para que as nações, que fazem restrições atualmente ao Paraguai, possa mudar de posição. Em dezembro, a organização enviará uma missão que ficará até abril no país e será chefiada pelo ex-presidente da Costa Rica Oscar Arias.

Ontem (29), os observadores estrangeiros se reuniram com representantes do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) e do Congresso Nacional do Paraguai. O vice-presidente do TSJE, Juan Manuel Morales, disse que as autoridades paraguaias se comprometem a trabalhar em parceria com a OEA. Segundo ele, a missão vai colaborar com a Justiça Eleitoral do Paraguai no que se refere à "presença, participação e ao controle."

Em 22 de junho deste ano, Lugo foi destituído do poder, depois de submetido a processos de impeachment na Câmara e no Senado. Para os líderes políticos da região, faltou tempo hábil para o ex-presidente se defender. Porém, as autoridades paraguaias negam irregularidades, informando que o processo seguiu o que determina a Constituição do país.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edições: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário