one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A missão de observadores da OEA prepara um relatório com vistas às eleições paraguaias, marcadas para abril de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai faz esforço em favor do fortalecimento da democracia

Criado em 31/08/12 10h59 e atualizado em 31/08/12 11h53
Por Renata Giraldi* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Seis pessoas estão sentadas em mesa coberta por pano azul, com o símbolo da OEA. Na parede, estão penduradas bandeiras de todos os países-membros da instituição
Os observadores da OEA avaliaram que o governo paraguaio  se prepara para as eleições marcadas para abril de 2013 (Juan Manuel Herrera/OEA)

Brasília – Ao encerrar visita de três dias a Assunção, capital paraguaia, a missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) informou que as autoridades do Paraguai atuam para o fortalecimento da democracia. O chefe de gabinete da Secretaria-Geral da OEA, Hugo de Zela, destacou uma “abertura dos setores políticos”. Segundo ele, há desejo de diálogo em todos os níveis de Poder no país – Executivo, Judiciário e Legislativo.

A OEA enviou a missão ao Paraguai para examinar a situação política porque o país foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em junho. A suspensão ocorreu logo após a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder.

Para os líderes políticos da região, houve o rompimento da ordem democrática, pois não foi dado tempo para Lugo se defender do processo de impeachment. As autoridades do Paraguai negaram irregularidades no processo envolvendo Lugo. Segundo as autoridades, houve respeito à Constituição e à legislação paraguaias.

Nos três dias que passaram em Assunção, os observadores da OEA se reuniram com representantes do Executivo, Judiciário e Legislativo para analisar a organização para as eleições de 21 de abril de 2013. Os paraguaios irão às urnas para a escolha do presidente, do vice-presidente, dos governadores e parlamentares.

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Fernández Estigarribia, disse que a missão da OEA concluiu que o objetivo das autoridades do país é promover "[um processo] transparente e de amplo diálogo político". Em dezembro, chega ao Paraguai um grupo de observadores que ficará no país até abril de 2013.

No próximo dia 11, os magistrados da Justiça Eleitoral se reúnem com o secretário de Assuntos Políticos da OEA, Kevin Casas-Zamora, e o presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, José de Jesús Orozco, também para tratar das eleições de abril de 2013.

 

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay (http://www.ipparaguay.com.py/2011/ip/index.php#cuerpo)

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário