one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os professores da Universidade de Brasília durante a votação

Imagem:

Compartilhar:

Professores da UnB fazem nova assembleia e decidem pelo fim da greve

Criado em 24/08/12 13h51 e atualizado em 24/08/12 15h00
Por Pedro Peduzzi* Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Professores da UnB levantam cartões azuis para votar pelo fim da paralisação
Os professores da Universidade de Brasília durante a votação (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – Em uma assembleia tensa e tumultuada, os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram hoje (24) retornar às atividades, encerrando a greve que dura cerca de três meses. Do total de 923 professores, 478 (51,8%) votaram a favor do fim da paralisação e 445 contra a proposta, indicando a divisão da categoria.

A decisão está sendo questionada por um grupo de docentes e estudantes que discorda da forma como foi conduzida a votação.
    
“A votação gerou desconfiança devido ao número divergente de participantes [votantes]”, disse Sadi Dal Rosso, professor do curso de sociologia, referindo-se ao número anunciado inicialmente de 870 votantes, depois atualizado para 923. “Isso cria um mal-estar muito grande. Eu lamento tudo isso.”

Na sexta-feira da semana passada (17), uma assembleia de professores já havia decidido pelo fim da greve, mas o resultado também foi contestado. Com o racha, foi marcada então a assembleia de hoje, para rediscutir a decisão.

Para Luiza Oliveira, da Associação Nacional de Estudantes Livres, o fim da greve decidido em assembleias que geram contestações leva a uma série de suspeitas. A estudante disse que a decisão tomada hoje de encerramento da paralisação não representa o desejo da maioria dos docentes. “O resultado não expressa o sentimento dos professores nem da UnB”, disse ela.

Durante a assembleia, dois alunos vestidos de palhaço ocuparam o espaço no teatro de arena, no qual ocorria a votação, e fizeram uma encenação crítica. Para os estudantes, o fim da greve está sendo discutido por professores que não podem falar por toda a categoria. A tensão e o tumulto dominaram a maior parte do tempo das discussões e da votação em si.

Na semana passada, o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, encabeçou pedido assinado por mais de 250 professores pela convocação da assembleia realizada hoje. O documento foi encaminhado à Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), que também foi ocupada por professores contrários ao fim da greve.

Paralelamente ao movimento grevista, a universidade vive campanha política para escolha do novo reitor. Há 11 candidatos na disputa.

*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário