one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem ilustrativa para meio ambiente

Imagem:

Compartilhar:

+20 Ideias para Girar o Mundo - parte 4

Criado em 06/09/12 13h11 e atualizado em 20/09/12 10h34

Meio Ambiente
(Foto: Paulo Henrique Zioli/Creative Commons)

"Parece que estamos viajando em um trem alucinado, sem controle."

As palavras do poeta Ferreira Gullar traduzem o sentimento de muitos dos que pensam e trabalham a sustentabilidade. A preservação do meio ambiente envolve a ciência, a educação, a criatividade, o respeito pelo lugar em que vivemos. É disso que falam os participantes do projeto +20 Ideias para Girar o Mundo nos vídeos que você assiste abaixo. 

O projeto +20 Ideias para Girar o Mundo é uma iniciativa da Unesco no Brasil, que foi produzida durante a conferência Rio+20 para ajudar no debate sobre sustentabilidade. Aqui no portal, você poderá ver as mini-conferências, gravadas em vídeo, cada uma com a duração de até 7 minutos. Nelas os participantes expressam suas opiniões livremente, com abordagens pessoais sobre o desenvolvimento sustentável e as prioridades para o Brasil e o mundo.

Gilson Schwartz: Sustentabilidade é o respeito a vida
Economista, sociólogo e jornalista, Gilson Schwartz afirma que o seu foco é saber como usar a tecnologia para assegurar a sustentabilidade no planeta, e explica também o que é a moeda criativa. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -



"Nossa marca é nossa criatividade e nossa sustentabilidade", diz Oskar Metsavaht
Oskar Metsavaht é empresário, médico, diretor de estilo e criação da marca carioca Osklen. Ele ressalta a importância de o país se desenvolver economicamente, mas de forma sustentável, deixando os recursos para as gerações futuras. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -



"Nós devemos andar aqui na Terra, pisando suavemente", diz Aílton Krenak
Aílton afirma que para sermos sustentáveis não podemos deixar rastros. E ainda nos mostra o olhar indígena sobre o uso sustentável do meio ambiente e a maneira como os índios lidam com a terra. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Elisa Reis: "A natureza deve ser cuidada e não conquistada"
Socióloga e professora de sociologia política na UFRJ, Elisa Reis afirma que quem trabalha com políticas sociais deveria pensar na prevenção de desastres naturais, uma vez que eles afetam de maneira desigual as classes sociais.

Creative Commons - CC BY 3.0 -



"O conhecimento é fundamental", diz Carlos Aragão
Carlos Aragão é físico, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Ele afirma que sustentabilidade sem ciência é muito difícil: é necessário conhecer os processos para ver que as coisas podem ser sustentáveis.

Creative Commons - CC BY 3.0 -



"Parece que estamos viajando em um trem alucinado, sem controle", diz Ferreira Gullar
Poeta, jornalista, crítico de arte, tradutor e dramaturgo, Ferreira Gullar afirma que é hora de parar para pensar no planeta e tomar medidas necessárias para recuperar o planeta do caminho de degradação que vem sendo seguido nos últimos anos.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário