one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Após 34 mortes mineiros e mineradora chegam a acordo na África do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Após mortes de mineiros, trabalhadores e mineradora chegam a acordo na África do Sul

Criado em 06/09/12 12h46 e atualizado em 06/09/12 15h50
Por Renata Giraldi* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Após 34 mortes mineiros e mineradora chegam a acordo na África do Sul
Por quase um mês, os mineiros mantiveram um movimento de greve que levou a confrontos com policiais armados (Agência Lusa)

Brasília – Três semanas depois das mortes de 34 trabalhadores da Mina de Marikana, no Noroeste da África do Sul, o Sindicato Nacional dos Mineiros do país e a empresa Lonmim (que administra a mina) fecharam hoje (6) um acordo que encerra o impasse entre ambos. Por quase um mês, os mineiros mantiveram um movimento de greve que levou a confrontos com policiais armados. Um dos confrontos resultou em 34 mortes e mais de 70 feridos.

O episódio foi considerado o mais violento da África do Sul desde o fim do regime do apartheid (de segregação racial), que acabou em 1994. O acordo foi assinado, em Rustenburg, a 100 quilômetros de Joanesburgo, a capital do país, e contou com a mediação do Ministério do Trabalho e líderes religiosos.

Pelo acordo, os trabalhadores se responsabilizam a voltar às atividades na mina da Lonmin em Marikana e retomarem as negociações. Porém, não está definido como ficará a área na qual 34 mineiros foram mortos e mais de 70 ficaram feridos.

O presidente do sindicato, S'Du Dlamini, disse que há agora bases para uma negociação salarial "realista e sensata". O porta-voz da empresa Lonmim, Sue Vey, acrescentou que houve progressos e é possível ser otimista.

Para especialistas, as presenças de várias partes à mesa das negociações e representação dos mineiros de Marikana é um dos principais obstáculos ao diálogo. Além de dois sindicatos, os mineiros são representados também por um comitê de cinco membros.

Também é apontado como obstáculo a prisão de 270 mineiros – que permanecem em celas. Apesar de o Ministério Público ter retirado as acusações de assassinato contra os mineiros, apenas uma parte dos detidos foi libertada.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário