one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cena do filme Gonzaga, de Pai para Filho

Imagem:

Compartilhar:

Cinema popular é inaugurado durante Festival do Rio

Criado em 28/09/12 19h32 e atualizado em 28/09/12 20h20
Por Paulo Virgilio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Gonzaga, de Pai para Filho
Cena do filme Gonzaga, de Pai para Filho (Imagem: Divulgação)

Rio de Janeiro - Uma sessão especial com o mesmo filme que abriu na noite de ontem (27) o Festival do Rio 2012 - Gonzaga – de Pai para Filho - inaugurou no final da tarde de hoje (28) o CineCariocaMéier, na zona norte da cidade. Localizado no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, o novo complexo tem três salas, com um total de 377 lugares, e abrirá para o público a partir de 12 de outubro, com ingressos a preços populares – R$ 10 em média.

O CineCarioca Méier é o segundo da rede de cinemas populares criada pela prefeitura do Rio com o objetivo de democratizar o acesso à cultura. O primeiro foi o Cine Nova Brasília, que desde 2010 funciona no Complexo do Alemão. Este ano, segundo a RioFilme, empresa da prefeitura carioca para o setor audiovisual e uma das patrocinadoras do Festival do Rio, a sala já recebeu cerca de 60 mil espectadores, com uma taxa de ocupação que em julho chegou a 83%.

A exemplo do ano passado, o Cine Nova Brasília está integrado nesta edição à programação do Festival do Rio, apresentando uma seleção inédita de animações, comédias românticas e dramas, permitindo aos moradores do Alemão terem uma pequena amostra do variedade cinematográfica do evento. Filmes de destaque das mostras nacionais e internacionais do festival, entre eles Gonzaga e Argo, produção americana dirigida por Ben Affleck, foram programados para a sala.

Com o apoio da RioFilme, o Festival do Rio começa a transbordar do seu circuito convencional, concentrado na zona sul e no centro da cidade, além da Barra da Tijuca, na zona oeste, para espaços onde o cinema brasileiro raramente chega. É o caso, nesta edição, da Quadra Livre da Cidade de Deus, na zona oeste, do recém-inaugurado Parque de Madureira e das Arenas Cariocas Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e Dicró, na Penha, todos na zona norte. Todas as sessões têm entrada franca.

Também integra a programação o cinema itinerante do CineTelaBrasil, patrocinado pela Concessionária CCR, que está na Penha apresentando destaques da Premiére Brasil, incluindo o vencedor do troféu de melhor filme de 2011, A Hora e a Vez de Augusto Matraga, dirigido por Vinicius Coimbra.

Considerado pela diretora do festival, Ilda Santiago, como um dos destaques desta edição, o Cinema na Praia, que já foi uma das marcas do evento, está de volta a partir do dia 4 de outubro, com um telão armado em frente ao Hotel Copacabana Palace.

A estreia é com The Pleasure Garden, o primeiro filme de Alfred Hitchcock, de 1926, em versão recentemente restaurada e exibida em Londres, nas Olimpíadas deste ano. Em 5 de outubro, será exibido, também com entrada franca e a partir das 20h, o clássico Dr. No, primeiro filme do agente secreto 007, no filme interpretado por Sean Connery. O filme estará completando neste dia 50 anos de lançamento.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário