one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plano de Paz entre governo e as FARC pretende por fim a conflito de 50 anos.

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia convoca o Conselho Nacional de Paz para negociar com as Farc

Criado em 21/09/12 11h21 e atualizado em 21/09/12 11h59
Por Renata Giraldi* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Farc
Plano de Paz entre governo e as FARC pretende por fim a conflito de 50 anos. (Medea Material)

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, decidiu reconvocar o Conselho Nacional de Paz, formado por integrantes da sociedade civil, para mediar o acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A decisão foi anunciada ontem (20) por Santos na rede social Twitter, após reuniões com representantes de organizações não governamentais (ONGs) e representantes do Parlamento, em Bogotá, a capital colombiana.

O senador Roy Barreras (Partido Social de Unidade Nacional) elogiou a participação do Conselho de Paz nas negociações as Farc.

O presidente da Comissão de Paz do Senado, Jorge Eduardo Gechem (Partido Liberal Colombiano), reiterou a necessidade de o Parlamento participar do processo de diálogo com a guerrilha.

Durante a reunião com Santos, os representantes das ONGs e do Congresso apelaram para que as negociações de paz se ampliem também para o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo armado que atua na Colômbia desde os anos de 1960 e que defende princípios socialistas por meio da luta armada.

As negociações com as Farc são comandadas pelo Alto Comissário para a Paz da Colômbia, Humberto de la Calle, o ministro do Interior, Fernando Carrillo, o conselheiro do Diálogo Social, Lucho Garzón, além de parlamentares.

No mês passado, Santos anunciou a busca pelo diálogo como caminho para obter a paz e o fim dos conflitos com as Farc. A guerrilha atua no país há quase meio século.

A próxima etapa de negociações ocorrerá em 08 de outubro, em Oslo, na Noruega. Depois, na etapa seguinte, as conversas serão em Havana, Cuba.

 

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur http://www.telesurtv.net/articulos/2012/09/21/santos-ordenar-conformar-consejo-nacional-de-paz-junto-a-la-sociedad-civil-4892.html

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário