one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nabil Elaraby  durante reunião do Fórum Econômico Mundial Especial na Jordânia, 22 de Outubro de 2011.

Imagem:

Compartilhar:

Comando da Liga Árabe defende criminalização da blasfêmia como forma de conter violência

Criado em 27/09/12 06h17 e atualizado em 27/09/12 08h04
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Filme Anti-islã
Nabil Elaraby durante reunião do Fórum Econômico Mundial Especial na Jordânia, 22 de Outubro de 2011. ( World Economic Forum/Creative Commons)

Brasília – O secretário-geral da Liga Árabe (que reúne 23 nações), Nabil Elaraby, defendeu ontem  (26) a criminalização da blasfêmia. Ele discursou durante sessão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A defesa ocorre no momento em que há uma onda de ataques às representações norte-americanas em vários países em reação a um filme anti-Islã.

Segundo Elaraby, os insultos à religião muçulmana constituem ameaça séria à paz e à segurança internacionais. A afirmação do secretário-geral da Liga Árabe esbarra em resistências das autoridades dos Estados Unidos e da Europa que condenam qualquer restrição à liberdade de expressão.

No entanto, Elaraby insistiu que se o Ocidente criminalizou atos que podem resultar em danos pessoais, também deve criminalizar atos que podem causar “danos psicológicos e espirituais”. Ele condenou a onda de violência provocada pelo filme que satiriza o profeta Maomé e o islamismo.

Anteontem (25), a presidenta Dilma Rousseff repudiou, em discurso na 67ª Assembleia Geral da ONU, os atos de violência contra as representações norte-americanas e de aliados, assim como o preconceito em relação aos muçulmanos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário