one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Conselho de Direitos Humanos da ONU prorroga comissão independente de investigação na Síria

Criado em 28/09/12 13h06 e atualizado em 28/09/12 21h03
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Criança Síria
Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres (Freedom House/Creative Commons)

Brasília - O Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (28) a prorrogação do mandato da comissão independente de investigação sobre a Síria. Na sessão, mais uma vez, foi condenada "a multiplicação dos massacres" no país. Dos 47 integrantes do órgão, 41 votaram a favor da prorrogação do mandato do grupo, três foram contra (Rússia, China e Cuba) e três se abstiveram (Índia, Uganda e Filipinas).

Na resolução, aprovada hoje, o conselho condena novamente "toda a violência, de onde quer que venha, incluindo atos terroristas" e reitera o apelo "às autoridades sírias para respeitarem a sua responsabilidade de proteger a população". O representante da Síria no órgão, Faysal Khabbaz Hamoui, criticou a iniciativa:  "É um procedimento vergonhoso”.

O texto recomenda que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defina "recursos adicionais" e mais pessoas para a comissão. "O trabalho da comissão é importante, pois permite garantir que a impunidade não prevaleça", disse a representante norte-americana no conselho, Eileen Chamberlain Donahoe.

O embaixador da França nas Nações Unidas, Nicolas Niemtchinow, ressaltou que o trabalho da comissão reforça o empenho da comunidade internacional em buscar justiça e garantir punição aos responsáveis pelas agressões a civis.

A comissão é presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro e foi criada há um ano. Neste período, o grupo elaborou documentos nos quais relata violações de direitos humanos, como assassinatos, torturas, prisões indevidas, ataques a crianças e mulheres, além de violência sexual. Há registros de agressões de ambos os lados – do governo e da oposição.

Duas listas, detalhando os nomes dos supostos responsáveis, foram encaminhadas à alta comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay. Os documentos, segundo as autoridades, não serão divulgados, mas servirão de base para o trabalho da comissão. Há a possibildade de enviar as denúncias para o Tribunal Penal Internacional (TPI) por meio do Conselho de Segurança da ONU.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário