one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesquita d'Ibn Tulun, el Caire

Imagem:

Compartilhar:

EUA identificam egípcio cristão como principal responsável por filme anti-Islã

Criado em 14/09/12 08h51 e atualizado em 14/09/12 17h38
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Mesquita d'Ibn Tulun, el Caire
Mesquita d'Ibn Tulun, el Caire

Brasília - As autoridades federais dos Estados Unidos identificaram hoje (14) um cristão copta no Sul da Califórnia que pode ser o principal responsável pelo filme Inocência dos Muçulmanos que tem causado os ataques no Oriente Médio contra representações diplomáticas na região. O egípcio é suspeito de ter ligações com o norte-americano que inicialmente assumiu a autoria da produção do material. No filme, o profeta Maomé e o islamismo são satirizados.

O suspeito é Nakula Basseley Nakula, de 55 anos, que está em liberdade condicional depois de uma condenação por crimes financeiros. Agora, Nakula pode ser incluído em um processo maior envolvendo as mortes do embaixador Chris Stevens e de mais três norte-americanos no ataque ao Consulado dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, no começo desta semana.

Pelas investigações preliminares, Nakula é ligado a Sam Bacile, californiano que até então havia assumido a elaboração do filme. Bacile se apresentou como judeu israelense. Porém, há suspeitas de que a identificação de Bacile seja falsa, pois ele já se fez passar por outras pessoas usando os nomes de Nicola Bacily, Robert Bacily e Erwin Salameh.

O Vaticano condenou hoje "a atividade das organizações terroristas" que causou as mortes do embaixador Stevens e três norte-americanos, em Bengahazi. Em menos de 24 horas, o Vaticano divulgou dois comunicados repudiando a série de ataques.

“[É necessária] a mais firme condenação por esse grave atentado, pois nada justifica a atividade das organizações terroristas e a violência homicida", disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. “[É fundamental o] profundo respeito a crenças, aos textos, às grandes personagens e aos símbolos das diferentes religiões. [Isso] é um dado de base essencial da coabitação pacífica dos povos.".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Leia também:

Depois da morte de embaixador, EUA enviam fuzileiros navais à Líbia

Presidente Obama condena ataque que matou embaixador na Líbia

Embaixador norte-americano na Líbia é morto durante ataque

Brasil repudia ataque a representações diplomáticas norte-americanas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário