one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homenagem também é um protesto pela não derrubada do prédio do antigo Museu do Índio, por causa das obras do Porto Maravilha

Imagem:

Compartilhar:

Índios fazem ritual em sítios arqueológicos da zona portuária do Rio

Criado em 21/09/12 16h05 e atualizado em 26/09/12 20h08
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Rio de Janeiro – Representantes de povos indígenas realizaram, na manhã de hoje (21), uma cerimônia religiosa para celebrar a descoberta de dois sítios arqueológicos, no ano passado, na Gamboa, região portuária da cidade do Rio de Janeiro, com artefatos e ossadas dos primeiros índios brasileiros, datados de 3 a 4 mil anos atrás.

Integrante da etnia Tupinambá, Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe explicou que o ritual também é uma forma de chamar a atenção das autoridades para a importância de se preservar e divulgar esse patrimônio brasileiro. O grupo promoveu o ritual em locais do centro da capital fluminense.

“Aqui é a região do Porto Maravilha, que está sofrendo uma ampla revitalização e onde está sendo construído um corredor cultural. A questão da cultura indígena, no entanto, ainda não foi abordada e estamos aqui para afirmar religiosamente que queremos espaço para trazer para essa área todo o material arqueológico, de cemitério, que temos não só nesse município, mas também em outros, para termos um espaço para pesquisa e de proteção e divulgação da nossa cultura”.

O evento foi promovido pela organização não governamental Raízes Históricas Indígenas no prédio do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPM), na Rua Pedro Ernesto, na Gamboa, que abriga o Cemitério dos Pretos Novos e agora também o sítio arqueológico sambaqui, onde foram encontradas cerâmicas que comprovam o primeiro contato entre os índios brasileiros e os colonizadores portugueses na região.

Depois, o grupo se dirigiu até a Rua Sacadura Cabral, também na Gamboa, onde há outros achados de sambaqui, finalizando o ritual na Praça da Harmonia, onde existiu um mercado de escravos.

O arqueólogo e historiador Reinaldo Tavares, que foi um dos pesquisadores que encontraram os sítios, disse que a descoberta foi uma grande surpresa.

“Estávamos procurando a delimitação espacial do cemitério dos Pretos Novos e foi então que encontramos, primeiramente, o sítio de contato entre europeus e os tupinambás, e depois, na última sondagem pela rua, esse sítio pré-histórico, o que foi uma surpresa, pois só sabíamos de vestígios dele na região por documentos antigos. Hoje, os sítios estão registrados e protegidos e estamos aqui buscando a interação da comunidade com o seu patrimônio”.

O arqueólogo explicou que o sítio sambaqui é da época dos paleoíndios brasileiros, com material arqueológico que apresenta indícios de uma sociedade de pescadores e coletores. Existem sambaquis em todo o litoral brasileiro, com resquícios de caixas de sepultura e de locais de convivência, onde a sociedade vivia e enterrava seus mortos. No sítio da zona portuária, foram encontrados também ossos de peixes queimados, lascas bipolares de quartzos para manipular peixes e resíduos de alimentos.

O cemitério de escravos foi descoberto durante obras em um imóvel particular do século 18, na Gamboa. A região era conhecida em meados do século 19 como “a pequena África”. Quando os escravos chegavam ao Rio de Janeiro, desembarcavam na Gamboa.  Os ossos encontrados no local pertenciam a pessoas jovens, em sua maioria, pré-adolescentes.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário