one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ban ki-Moon critica paralisia do Conselho de Segurança da ONU na Síria

Imagem:

Compartilhar:

ONU pede ao presidente do Paraguai que promova o diálogo político

Criado em 25/09/12 08h56 e atualizado em 25/09/12 09h12
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Frederico Franco
Segundo Federico Franco, o secretário-geral Ban Ki-moon espera que as eleições de 2013 promovam diálogo que leve à busca por soluções para os desafios paraguaios (Foto: Marcello Casal Jr./ABr )

Brasília – A sete meses das eleições presidenciais no Paraguai, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apelou ao presidente paraguaio, Federico Franco, para que o governo contribua para o diálogo político no país. Segundo Franco, Ki-moon espera que as eleições de 21 de abril de 2013 promovam um diálogo político que leve à busca por soluções para os desafios paraguaios.

Franco confirmou ainda ter conversado com Ki-moon sobre a suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), no final de junho. O país foi suspenso porque os líderes políticos da região entenderam que a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em 22 de junho, transgrediu a ordem democrática.

Pela decisão do Mercosul e da Unasul, o Paraguai está suspenso dos dois grupos até as eleições de 2013. As autoridades brasileiras acreditam que a partir desta data a ordem democrática no país será restabelecida.

O presidente paraguaio pretende mencionar o tema no seu discurso na abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Para as autoridades paraguaias, a suspensão é injusta, já que o processo de impeachment a que Lugo foi submetido obedeceu a legislação do Paraguai, seguindo o que determina a Constituição.
 
Durante o encontro com Franco, o secretário-geral agradeceu a participação dos paraguaios nas operações de paz no Haiti e elogiou os avanços na promoção da igualdade de gênero no país.

 


*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay   //   Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário