one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Santos (SP)

Imagem:

Compartilhar:

Países da região terão fundo próprio para promoção de cooperativas na região

Criado em 26/09/12 07h52 e atualizado em 26/09/12 10h25
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Porto de Santos
Porto de Santos (SP) (minplanpac /Creative Commons)

Brasília – O Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) terá um fundo próprio para as cooperativas da região. O presidente das cooperativas do Uruguai, Fernando Berasain, disse que a decisão foi tomada durante reunião em Porto Alegre, no Rio Grande do  Sul, na primeira quinzena deste mês. No próximo dia 15, em Montevidéu, capital uruguaia, o assunto deve ser retomado para a definição dos últimos detalhes.

O fundo das cooperativas será semelhante ao Focem – que é o fundo destinado a financiar projetos que beneficiam o Mercosul. O novo sistema será chamado de Fundo de Promoção Cooperativa e deverá reunir um total inicial de US$ 300 mil. O governo do Brasil vai cooperar com 70% da contribuição, a Argentina com 27%, o Uruguai com 2% e o Paraguai vai contribuir com 1%. A Venezuela deve dividir com o Paraguai o total a ser repassado.

"Este fundo terá um aporte de capital proporcional dos institutos, muito semelhante ao de Convergência Estrutural do Fundo Mercosul [Focem]", disse o presidente do Instituto Nacional de Cooperativas do Uruguai, Fernando Berasain.

De acordo com ele, as associações e entidades de cooperativas, que compõem os países do Mercosul poderão apresentar projetos que visam à produção regional na tentativa de obtenção de apoio para financiamentos, por exemplo.

Berasain disse que na reunião do último dia 14 participaram representantes de cooperativas da Argentina, do Brasil e do Uruguai. Na ocasião, foi avaliada a entrada da Venezuela no Mercosul e a situação atual do Paraguai – que está suspenso do bloco até as eleições de 2013 devido à destituição de Fernando Lugo do poder.

Mais informações no site da Presidência da República do Uruguai

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário