one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parentes das vítimas da chacina de Mesquita deverão receber apoio de ONGs

Criado em 11/09/12 22h53 e atualizado em 12/09/12 09h09
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Rio de Janeiro – Os parentes dos seis jovens encontrados mortos no município de Mesquita, na Baixada Fluminense, vão receber o acompanhamento de organizações não governamentais (ONGs), entre elas a Justiça Global. A diretora da organização, Sandra Carvalho, disse à Agência Brasil que pretende se reunir com os parentes das vítimas para buscar soluções e meios viáveis para que o crime não fique impune.

“Ainda não oficializamos, mas estamos acompanhando [o caso] pela imprensa. Provavelmente vamos ter reuniões com outras organizações e certamente vamos procurar os parentes desses jovens, para fazer esse acompanhamento com a família”, disse.

Ela ressaltou que pessoas que moram em áreas dominadas por milicianos ou por traficantes ficam mais expostas a esse tipo de violência. “É importante que outras políticas sejam feitas e não só uma repressão que muita das vezes é violenta e que não tem minimizado a violência nessas áreas pobres. A forma como se faz o policiamento nessas áreas é muito diferente. A maior parte do policiamento voltado para as áreas nobres da cidade é muito mais preciso e com um contingente muito maior”, disse.

Outro problema citado por Sandra Carvalho é o deslocamento de traficantes para comunidades que ainda não contam com as unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Segundo ela, ao pacificar uma determinada área, o governo acaba assumindo o risco de um possível aumento dos índices de criminalidade em uma outra localidade. “Essa política de segurança pública tem como cliente uma parcela muito privilegiada da sociedade. O policiamento busca dar segurança para as áreas mais nobres, mas abandona o que é uma periferia”, declarou.

Por causa da operação policial para prender os responsáveis pela chacina, pelo menos 14 escolas municipais e estaduais localizadas nos municípios de Mesquita e Nilópolis, na Baixada Fluminense, ficaram sem aulas hoje (11). De acordo com a secretaria de Educação, ao todo, 9 mil alunos não tiveram aulas. Na cidade de Mesquita, a ação dos policiais também interferiu no funcionamento de dois postos de saúde, que ficam localizados próximos a área onde ocorre a varredura das forças de segurança do estado.

 

Edição: Aécio Amado


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário