one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Documento sugere que autoridades goianas tem se omitido para apurar denúncias de violência policial.

Imagem:

Compartilhar:

Parentes relatam casos de violência policial e cobram justiça em audiência pública em Goiânia

Criado em 20/09/12 12h57 e atualizado em 20/09/12 14h39
Por Alex Rodrigues Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Brasília - Mães chorando a morte de filhos. Jovens velando a memória de pais. Mulheres lamentando a ausência de seus companheiros. Em comum, eles têm a esperança de ver solucionados os crimes que vitimaram seus parentes. Emocionados, muitos deles aproveitaram a reunião extraordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), ontem (19), em Goiânia, para relatar a luta de quem tenta descobrir informações sobre desaparecidos após abordagem policial ou espera que os responsáveis pelas execuções sejam punidos.

O CDDPH esteve na capital goiana para debater a violência no estado. A existência de denúncias sobre a participação de policiais militares em supostas execuções sumárias, desaparecimentos e arbitrariedades – apresentadas no relatório Insegurança Pública em Goiás: Anacronismo e Caos, produzido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás – levou o órgão a marcar a reunião.

Um dos casos mais emblemáticos documentado no relatório é o de Murilo Soares Rodrigues. Murilo tinha 12 anos quando desapareceu, em abril de 2005. Segundo sua mãe, Maria das Graças Soares, a Graça, o garoto tinha visitado o pai, em Goiânia, e voltava para casa de carona com um conhecido quando o carro em que estavam foi abordado por policiais da Rotam. O jovem que levava Murilo era Paulo Sérgio Pereira Rodrigues, 21 anos, e, de acordo com Graça, era conhecido da polícia por ter antecedentes criminais.

“Como meu ex-marido ia viajar, pediu para o Paulo levar o Murilo de volta para casa. No meio do caminho os policiais pararam o carro. Depois disso, eu nunca mais vi meu filho”, contou à Agência Brasil. Segundo ela, Murilo estava no lugar errado, na hora errada e com a pessoa errada. Paulo Rodrigues também está desaparecido desde então.

“Vinte e oitos pessoas testemunharam os policiais revistando o Paulo enquanto o Murilo permanecia encostado no carro, com as mãos no bolso. O carro foi encontrado no dia seguinte, carbonizado, sem a aparelhagem de som e sem as rodas, mas os corpos nunca foram encontrados.”

Seis policiais militares foram indiciados pelo desaparecimento de Murilo e de Paulo, chegaram a ser detidos, mas logo foram absolvidos por falta de provas. Passados mais de sete anos, o caso ainda está inconcluso, aguardando que os recursos sejam apreciados. 

“Disseram que, como não tinha um corpo, não havia como provar nada. Eu luto para achar e enterrar meu filho, para dar um lugar digno para ele, mas nunca tive nenhuma notícia. Até hoje eu recebo ameaças. Cada vez que dou uma entrevista, me ligam de números confidenciais, tarde da noite, me ameaçando e perguntando porque  não me calo”, contou Graça, que não teme divulgar o número de seu celular nos folhetos em que pede a ajuda de quem tiver alguma informação sobre o caso.

“Eu não vou desistir. Mesmo tendo visto tantos outros casos que nunca foram esclarecidos. Nunca vi um policial preso ou condenado por essas mortes, que são muitas, e eles dizem que acontecem durante confrontos com a polícia”, destacou Graça.

Outro caso marcante foi o da retirada, em 2005, das famílias que há mais de um ano ocupavam um terreno no bairro Parque Oeste Industrial, na capital goiana. De acordo com o relatório da comissão estadual, 1.863 homens foram mobilizados para retirar cerca de 5 mil famílias. A operação resultou, segundo o relatório, em duas mortes, 14 feridos, 800 detidos e vários desabrigados. Os mortos foram Vagner da Silva Moreira e Pedro Nascimento.

“Os policiais já chegaram atirando. Eles tinham tanta certeza da impunidade que, além de matar o Vagner, marcaram as mãos dele com um ferro em brasa. O Pedro foi baleado pelas costas enquanto tentava fugir. Depois os policiais ainda bateram muito nele e o deixaram algemado, debaixo do sol, sem que ninguém pudesse prestar socorro”, contou Eronilde Nascimento, a partir do relato de quem presenciou os últimos minutos de vida de seu marido.

Parentes do advogado David Sebba Ramalho e do comentarista esportivo Valério Luiz, dois dos três casos mais recentes relatados pela comissão estadual, também participaram da audiência do CDDHP.

“O caso é ilustrativo da inoperância institucional e do comprometimento que começa com a Secretaria de Segurança Pública. O assassinato do David foi uma execução sumária”, declarou o irmão do advogado, Pedro Ivo Sebba, questionando a versão oficial sobre a ação dos policiais do serviço de inteligência da PM que resultou na morte de David.

“Meu pai foi executado com sete tiros, na porta da rádio onde trabalha, em plena luz do dia. Quem executou uma ação assim tão ostensiva só podia estar absolutamente confiante de que nada iria acontecer com eles, senão teriam sido mais discretos e cuidadosos. É isso o que mais revolta: saber que há, no estado, pessoas que acreditam que podem fazer algo tão absurdo sem sofrer qualquer consequência”, acrescentou Valério Luiz Filho.

Nenhum representante do governo participou da audiência do CDDHP. Em nota enviada à Agência Brasil na última terça-feira (18), a Secretaria da Segurança Pública e Justiça garantiu que o governo goiano não é conivente com qualquer desvio de conduta de seus servidores e que, comprovadas as denúncias, os envolvidos são punidos. Somente nos últimos três anos, 55 integrantes da Polícia Militar foram expulsos da corporação.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário