one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Regulamentação por estados e municípios é o principal desafio da nova Lei de Acesso à Informação

Criado em 03/09/12 19h51 e atualizado em 03/09/12 20h12
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A regulamentação da Lei de Acesso à Informação por estados e municípios é um dos principais desafios para a implementação da nova legislação, que entrou em vigor em maio deste ano, com o objetivo de construir um Brasil mais transparente. A avaliação é da gerente de Promoção da Ética, Transparência e Integridade da Controladoria-Geral da União (CGU), Izabela Corrêa. Ela participou do seminário Entre o Formal e o Real: Desafios na Implementação das Leis que Tornam o Brasil mais Transparente”, promovido pelo Instituto Millenium, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Izabela defendeu também uma maior divulgação da lei para os cidadãos e que a legislação continue sendo promovida dentro do próprio governo. Disse que até agora, quase a metade dos estados já regulamentou a Lei de Acesso à Informação. Para auxiliar nesse processo, a CGU criou uma ferramenta denominada e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), cujo código-fonte poderá ser disponibilizado para estados e municípios que desejarem promover a regulamentação da nova lei.

No e-SIC, qualquer pessoa física ou jurídica pode encaminhar pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Executivo federal, acompanhar o prazo pelo número do protocolo gerado, receber resposta por e-mail, entrar com recursos e apresentar reclamações.

O desafio inicial, que era preparar a administração direta para a entrada em vigor da lei e para a entrega das informações ao cidadão, ainda prossegue, disse Izabela Corrêa. “A gente ainda está passando por um processo de mudança de cultura”. Hoje, enfatizou, a transparência é a regra e, o sigilo, a exceção. Lembrou que a Lei de Responsabilidade Fiscal, a partir de 2000, já estabeleceu algumas regras de transparência. “Agora, a Lei de Acesso à Informação é bem mais forte. Regulamenta o direito de acesso à informação estabelecido na Constituição”, disse.

Izabela acentuou a necessidade de se trabalhar não só com os servidores, mas também com o cidadão, para que ele faça uso do seu direito à informação. Segundo informou a gerente de Promoção da Ética da CGU, hoje já há quase 30 mil pedidos de acesso à administração federal. “A gente entende que essa é uma lei que já pegou”.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário