one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Operário em plataforma de petróleo.

Imagem:

Compartilhar:

Consulta pública vai revisar normas para trabalho insalubre

Criado em 03/09/12 12h10 e atualizado em 22/11/12 11h53
Por Carolina Sarres Fonte:Agência Brasil

Plataforma de petróleo - trabalho insalubre
Operário em plataforma de petróleo. Audiência pública pretende estabelecer indicadores para a avaliação e a prevenção de riscos e definir as atividades com direito a pagamento de adicionais (Foto: Divulgação/Petrobras)

Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) colocou em consulta pública as propostas para a revisão das normas sobre atividades insalubres. O objetivo é estabelecer Valores de Referência de Exposição Ocupacional (VROs) – indicadores para a avaliação e a prevenção de riscos – e definir as atividades com direito a pagamento de adicionais.

Os VROs equivalem aos Limites de Tolerância (LT), previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Atualmente, está em vigor a Norma Regulamentadora 15, que será alterada.

As propostas podem ser enviadas, até o dia 29 de outubro, por e-mail ou por carta para a Coordenação-Geral de Normatização e Programas, do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo B, 1º andar, Sala 107, no CEP: 70059-900, na cidade de Brasília, Distrito Federal.

Segundo o Artigo 192 da CLT, o trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância – que são o objeto da consulta pública – obriga ao pagamento de adicional de 40%, 20% e 10% do salário-mínimo (R$ 622), dependendo do grau de insalubridade ao qual o trabalhador é exposto (máximo, médio ou mínimo, respectivamente).

De acordo com o ministério, será criado um grupo de trabalho para analisar as sugestões enviadas pela consulta pública e elaborar a proposta de regulamentação para atualizar da norma.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário