one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O principal tipo de dívida é a do cartão de crédito

Imagem:

Compartilhar:

Saldo de operações de crédito chega a R$ 2,2 trilhões em agosto, com crescimento de 17% em 12 meses

Criado em 26/09/12 12h39 e atualizado em 26/09/12 13h35
Por Kelly Oliveira Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Dívidas
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o crédito correspondeu a 51%, ante 50,8% em julho (Foto: Herminio Oliveira/ABr)

Brasília – O saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,211 trilhões, em agosto, informou hoje (26) o Banco Central (BC). Em relação a julho deste ano, houve elevação de 1,2% e em 12 meses, de 17%.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o o crédito correspondeu a 51%, ante 50,8% em julho e 46,6% em agosto de 2011.

“As operações de crédito do sistema fianaceiro apresentaram, em agosto, ritmo de expansão superior ao observado no mês anterior, em ambiente de redução de taxas de juros e spreads [diferença entre taxa de captação e a cobrada dos clientes] bancários e estabilização dos índices de inadimplência”, diz relatório do BC.

De acordo com os dados divulgados hoje, a taxa de juros para as pessoas físicas caiu 0,6 ponto percentual, para 35,6% ao ano, de julho para agosto. No caso das empresas, houve redução de 0,5 ponto percentual, para 23,1% ao ano. Com isso, a taxa média de empresas e pessoas físicas ficou em 30,1% ao ano, o menor nível da série histórica do BC, iniciada em 2000.

O spread caiu 0,7 ponto percentual e chegou a 27,7 pontos percentuais para as pessoas físicas. No caso das empresas, houve queda de 0,3 ponto percentual e o spread chegou a 15,7 pontos percentuais.

A inadimplência (como são considerados os atrasos superiores a 90 dias) das famílias permaneceu em 7,9%. As empresas apresentaram taxa de inadimplência de 4,1%, aumento de 0,1 ponto percentual em relação a julho.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário