one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governo brasileiro também é favorável ao Estado autônomo palestino

Imagem:

Compartilhar:

Secretário-geral da ONU defende direito de Palestina ser Estado autônomo

Criado em 24/09/12 06h32 e atualizado em 24/09/12 08h47
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Palestina
O governo brasileiro também é favorável ao Estado autônomo palestino (Foto: Montecruz foto/Creative Commons)

Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon, apelou ontem (23) para que a comunidade internacional apoie os esfoços feitos pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) em busca de sua autonomia e da conquista de ser transformada em um Estado. Segundo ele, dessa forma a comunidade internacional vai colaborar para evitar um efeito desestabilizador no Oriente Médio.

Porém, o apelo dos palestinos esbarra em resistências por parte de Israel e seus aliados, como os Estados Unidos. As discussões sobre o tema geram polêmicas e críticas.

"Não fazer isso neste momento crítico pode ter consequências que podem se revelar como desestabilizadoras [no Oriente Médio]", disse Ban Ki-moon, lembrando que a expansão dos assentamentos (israelenses) e da divisão do povo palestino são as principais ameaças para as negociações entre palestinos e isralenses.

Ban Ki-moon pediu ainda a colaboração financeira da comunidade internacional para o comitê de ajuda aos refugiados palestinos. Segundo ele, há um “déficit urgente” de US$ 400 milhões. O secretário-geral acrescentou que as agências da ONU continuarão a trabalhar para ajudar a Autornidade Nacional Palestina.

"A situação atual não é sustentável. O estabelecimento de um Estado viável, democrático e soberano da Palestina, vivendo lado a lado com Israel está muito atrasada ", lamentou Ban Ki-moon. "É hora de a comunidade internacional a trabalhar seriamente com as partes nos próximos meses para traçar um novo caminho político credível para alcançar essa visão."

A presidenta Dilma Rousseff pretende abordar a questão entre palestinos e israelenses em seu discurso amanhã (25) na abertura da 67ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O governo brasileiro é favorável ao Estado autônomo palestino.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário