one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cidade de Duque de Caxias

Imagem:

Compartilhar:

Duque de Caxias terá oito candidatos a prefeito e 762 a vereador

Criado em 24/09/12 10h05 e atualizado em 05/01/15 11h20
Por Vitor Abdala Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil


Rio de Janeiro – Oito candidatos disputarão o cargo de prefeito da segunda principal economia fluminense e 15ª do país: o município de Duque de Caxias. As 29 vagas da Câmara dos Vereadores da maior cidade da Baixada Fluminense serão disputadas por 778 candidatos.

Além de Zito (PP), que tenta a reeleição, disputam o executivo municipal, nas eleições do dia 7 de outubro, Alexandre Cardoso (PSB), Florinda Lombardi (PSTU), Ivanete da Silva (PSOL), Dica (PSD), Marquinho Pessanha (PTN), Samuquinha (PR) e Washington Reis (PMDB).

Com 855 mil habitantes, Duque de Caxias é o município mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro, do estado, ficando atrás apenas da capital fluminense e da cidade de São Gonçalo. Para estas eleições, 607 mil eleitores estão aptos a votar.

A cidade emancipou-se da vizinha Nova Iguaçu em 1943. O nome escolhido para o município foi uma homenagem a um de seus mais ilustres cidadãos, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, comandante das forças brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e considerado patrono do Exército.

Sua economia, que totaliza um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 25,7 bilhões, tem como foco os setores de indústria e serviços. Um importante componente da economia caxiense é o Polo Gás-Químico, que tem entre as principais empresas a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.

Apesar disso, Duque de Caxias tem um dos piores índices de pobreza do estado, com 53% da população vivendo nessa situação. O sistema de coleta e tratamento de esgoto do município também é considerado pelo Instituto Trata Brasil um dos dez piores entre as 81 maiores cidades do Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário