one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A mostra apresenta 85 obras do Musée d'Orsay, de Paris, um dos mais visitados do mundo, dedicado principalmente ao movimento impressionista que iniciou a arte moderna

Imagem:

Compartilhar:

Ambientação especial recepciona visitantes da exposição sobre impressionismo no CCBB Rio

Criado em 23/10/12 19h01 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Exposição dos impressionistas traz obras de Paris para o Rio
Exposição no CCBB tem ambientação especial retratanto o Musée d'Orsay, de Paris (Tânia Rego/Agência Brasil)

Rio de Janeiro - Uma cenografia especial criada pela arquiteta brasileira Virginia Fienga ocupa a rotunda, no andar térreo do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), onde está aberta à visitação pública a exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, que traz pela primeira vez ao Brasil e à América Latina 85 obras do acervo do Museu D'Orsay, de Paris. São cinco painéis com fotografias em grande dimensão que retratam interiores, fachada e a transformação da antiga Estação Ferroviária D'Orsay, na margem esquerda do Rio Sena, no museu dedicado à arte do século 19 que hoje é um dos mais visitados do mundo.

Radicada na capital francesa, Virginia Fienga é chefe do Departamento de Museografia do D'Orsay e assinou a recente repaginação do museu, que agora conta também com um café decorado por uma dupla de designers brasileiros, os irmãos Campana. Bem sucedida em sua passagem por São Paulo, onde recebeu 320 mil visitantes em 54 dias, a mostra vai se beneficiar, em sua temporada carioca, de um maior espaço expositivo, devido ao espaço mais amplo do CCBB carioca, em relação à seu congênere paulistano.

Primeiro dia atrai muitos visitantes ao CCBB

Concentradas no circuito do primeiro andar, o que permite ao público uma visita de forma continuada, as 85 telas estão divididas em seis módulos, três deles dedicados à vida na capital francesa, polo irradiador da modernidade no século 19 e de atração dos artistas que viveram naquele período. Paris: A Cidade Moderna, A Vida Urbana e Seus Autores e Paris é uma Festa destacamo cotidiano da metrópole em transformação. Ainda fazem parte desses módulos as telas de Paul Gauguin e Camille Pisarro que retratam vistas do Rio Sena e cenas da vida burguesa pintadas por Renoir.

Ouça matéria da Radioagência Nacional:

 

 

Ao todo, o conjunto de obras é emblemático do impressionismo e de movimentos paralelos ao período, que foi o embrião da arte moderna. Com curadoria de Caroline Mathieu, conservadora-chefe do Museu D'Orsay, a exposição também conta, no segundo andar, com um espaço dedicado à cronologia do movimento, consulta bibliográfica e às atividades educativas do CCBB. A programação tem ainda uma mostra de cinema impressionista.

 

Veja galeria de imagens da exposição

 

Aberto ao público em 1986, depois de uma grande obra de transformação da antiga gare construída em 1900, o Museu D'Orsay já recebeu mais de 70 milhões de visitantes.

A exposição fica em cartaz até 13 de janeiro de 2013, e pode ser visitada, com entrada franca, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro da cidade.

 

Edição: Aécio Amado


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário