one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A expectativa é que o sistema de identificação biométrica esteja implementado no Brasil todo até 2018.

Imagem:

Compartilhar:

Após cumprir inelegibilidade de oito anos, candidato a prefeito tem registro aceito pelo TSE

Criado em 09/10/12 23h01 e atualizado em 05/01/15 10h22
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - A flutuação da data da eleição, que ocorre sempre no primeiro domingo de outubro do ano eleitoral, fez com que um candidato tivesse o registro de candidatura liberado hoje (9) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros concederam provimento ao recurso do candidato a prefeito de Fênix (PR), Altamir Serrano (DEM), que foi considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

A discussão sobre o caso começou na semana passada, quando os ministros analisavam se Serrano já teria cumprido a pena de inelegibilidade de oito anos, por crime de compra de votos na eleição de 2004. O ministro Antônio Dias Toffoli apresentou voto divergente da relatora, ministra Laurita Vaz, que indeferiu o recurso do candidato. Na opinião de Toffoli, a lei tornou Serrano inelegível por oito anos a contar da eleição na qual o ilícito foi cometido, ou seja, em 3 de outubro de 2004.

No primeiro debate, o ministro Teori Zavascki , que atuava como substituto, pediu vista do processo. Hoje, Zavascki concedeu seu voto a favor do entendimento de Toffoli, provendo o recurso do candidato. Com isso, a decisão final da corte considerou que, como as eleições este ano ocorreram no dia 7 de outubro, o candidato estava elegível e poderia concorrer normalmente.

A decisão a favor de Altamir Serrano, no entanto, não alterou o resultado das eleições para prefeito de Fênix, porque ele não obteve votos suficientes para se eleger. O entendimento do tribunal tampouco firma jurisprudência sobre o assunto, uma vez que existem decisões anteriores em sentido contrário.

O caso de Serrano é um entre vários que foram julgados esta noite em relação aos chamados candidatos ficha suja. Os ministros julgaram 55 processos ao todo, a maioria relacionados a recursos por negativa de registro de candidatura. Nenhum deles, no entanto, terá reflexo no sentido de mudar o segundo turno das eleições, que ocorre no dia 28, ou sobre o resultado do primeiro turno.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário