one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Houve falta de luz na Região Nordeste e em parte da Região Norte.

Imagem:

Compartilhar:

Blecaute foi provocado por curto-circuito

Criado em 26/10/12 11h26 e atualizado em 26/10/12 12h17
Por Vitor Abdala Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Apagão
Houve falta de luz na Região Nordeste e em parte da Região Norte. (Antony Bidart/Creative Commons)

Rio de Janeiro – O blecaute ocorrido pouco depois da meia noite de hoje (26) deixou 100% do Nordeste e 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão sem energia durante a madrugada. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste.

Para eliminar o defeito entraram em ação as proteções de retaguarda da subestação de Colinas (TO). Como resultado, o sistema Norte/Nordeste foi separado do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que provocou o desabastecimento de energia na região.

Saiba mais

Nordeste e parte do Norte são atingidos por falta de energia na madrugada

Como na hora do blecaute o Nordeste precisava da energia do sul do país para atender a sua demanda, o corte no fornecimento da linha Colinas-Imperatriz provocou uma sobrecarga e todo o sistema precisou ser desligado.

Ouça a matéria da Radioagência Nacional sobre o apagão:

No Norte alguns locais conseguiram manter o fornecimento de energia, como é o caso da capital paraense, Belém, que continuou atendida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em relação aos outros estados do Norte, Amazonas, Amapá e Roraima não estão interligados ao SIN. Rondônia e Acre se ligam ao SIN por outra linha de transmissão.

Segundo a nota do ONS, no processo de recomposição do sistema, cerca de 4 horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário