one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paralelamente, os arquitetos e urbanistas receberão uma carteira com o chip inteligente, entregue gratuitamente

Imagem:

Compartilhar:

Brasil conhecerá perfil socioeconômico, cultural e profissional de arquitetos e urbanistas

Criado em 14/10/12 12h42 e atualizado em 14/10/12 13h16
Por Alana Gandra* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Arquitetos
Paralelamente, os arquitetos e urbanistas receberão uma carteira com o chip inteligente, entregue gratuitamente (Paula Ferrari/Creative Commons)

Rio de Janeiro – Na tentativa de mapear o perfil socioeconômico, cultural e profissional dos cerca de 90 mil arquitetos e urbanistas brasileiros, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) vai coordenar o processo de recadastramento da categoria. O recadastramento, que pode ser feito pela internet (www.caubr.org.br),  vai até o próximo dia 30. De 22 a 30 de novembro, ocorrerá a coleta dos dados biométricos dos arquitetos e urbanistas brasileiros. É exigida a presença de cada profissional.

Paralelamente, os arquitetos e urbanistas receberão uma carteira com o chip inteligente, entregue gratuitamente e que servirá como documento de identidade pessoal, válido em todo o território nacional. Por ser uma carteira inteligente, a elaboração do documento exige a coleta de impressões digitais e registros de fotografia, sem data para expirar. A distribuição das novas carteiras deverá ser concluída até 15 de dezembro deste ano.

Só no Rio de Janeiro, a estimativa é que existam 16 mil arquitetos e urbanistas. A primeira carteira com chip será  entregue a Oscar Niemeyer, de 104, considerado um ícone da arquitetura moderna. É o autor, entre outras obras, do projeto que deu vida a Brasília, a capital federal. 

A iniciativa do CAU-BR é inédita no país.O presidente do  conselho, Sydnei Menezes, disse que é fundamental conhecer o perfil dos arquitetos e urbanistas que atuam no país. “O censo vai criar, pela primeira vez, o perfil socioeconômico, cultural e profissional dos arquitetos no Brasil”, acrescentou.

“[O Censo permitirá saber] quantos somos, quem somos, qual a nossa idade, o que fazemos, onde é a nossa atuação, quais as nossas deficiências. É uma radiografia do papel da atribuição profissional no país todo”, disse Menezes. Segundo ele, com esses dados em mãos será possível definir políticas voltadas para a valorização profissional.

*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário