one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aperto de mãos

Imagem:

Compartilhar:

Brasil intensifica esforços para atrair mais parceiros comerciais

Criado em 27/10/12 14h51 e atualizado em 27/10/12 15h12
Por Luciene Cruz Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro quer intensificar a relação comercial na Turquia por meio de missão empresarial. Entre os dias 30 e 31 de outubro, empresários brasileiros vão participar de rodadas de negócios para inserir e expandir as atividades comerciais nos mercados turcos e países da região, como Rússia, Ucrânia, Hungria, Cazaquistão e Azerbaijão.

A iniciativa, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), busca ampliar as vendas na região. Segundo a secretaria de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, os países visitados têm “potencial comercial a ser explorado, pois vêm apresentando crescimento econômico importantenos últimos anos”, comentou.

O governo está interessado na prospecção de mercados não tradicionais para ampliar os destinos das exportações brasileiras. A pauta diversificada diminui a dependência das vendas para o exterior em mercados tidos como tradicionais. Com exceção da Rússia (1,3% em 2011), cada um dos demais países representa menos de 1% da pauta exportadora brasileira.

“Este vem sendo um ano difícil para o comércio exterior brasileiro por conta da crise econômica internacional. Neste momento, é necessário intensificar o esforço para ampliar as vendas para mercados não tradicionais, especialmente para economias mais dinâmicas e emergentes”, destacou Tatiana.

A estimativa é que os empresários brasileiros fechem US$ 20 milhões em acordos comerciais imediatos e para os próximos 12 meses. Cada negociador do Brasil participará de pelo menos oito rodadas de negócios com compradores que, previamente, manifestaram interesse em adquirir os produtos por eles comercializados.

A comitiva brasileira contará com representantes dos setores de alimentos e bebidas; elétrico-eletrônico; máquinas e equipamentos; moda; produtos químicos e farmacêuticos; saúde; e tecnologia. Este ano, foram organizados intercâmbios empresariais voltados para o Peru e Colômbia. Outra missão está agendada ir à China, em novembro.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário