one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MMA quer estimular nas crianças o sentido de desapego

Imagem:

Compartilhar:

Campanha estimula criança a doar brinquedo antigo

Criado em 12/10/12 15h56 e atualizado em 12/10/12 16h17
Por Heloisa Cristaldo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Doação de brinquedos
MMA quer estimular nas crianças o sentido de desapego (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília - Para estimular o consumo consciente no Dia da Criança, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou hoje (12) a ação “Ganhou, Doou”. O objetivo é estimular o sentido do desapego, o não acúmulo e o não consumismo nas crianças, pilares da sustentabilidade.

A ação faz parte da campanha Criança e Consumo Sustentável e prossegue até amanhã (13). A ideia, segundo o MMA, é convidar os pais a estabelecer uma nova rotina com seus filhos: ao ganhar um novo presente no Dia da Criança, doar um brinquedo antigo, com o qual já não brincam mais. Até amanhã, as doações serão recebidas no Parque da Cidade e no Zoológico de Brasília.

Saiba mais: Especialistas alertam para os sinais do consumismo infantil

Os brinquedos serão doados a duas organizações não governamentais de apoio à infância em situação de risco da capital federal. Além da ação pelo consumo sustentável, o ministério distribuiu 50 mil gibis da Turma da Mônica sobre meio ambiente e começou a divulgar a cartilha Consumismo Infantil: na contramão da sustentabilidade. O material direcionado a pais e crianças aborda como o apelo comercial e as ações de marketing atuam no público infantil. Para o ministério, as crianças até 12 anos devem ser protegidas dos apelos de consumo.

Entre os dados destacados no material está a informação de pesquisa feita pela Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Alana, de que 64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras monitoradas às vésperas do Dia da Criança de 2011 foram direcionados para o público infantil. Segundo levantamento do Ibope 2011, as crianças brasileiras estão as que mais assistem à televisão no mundo, com uma média de mais de 5 horas por dia.

O assunto também tem sido debatido na Câmara dos Deputados. Tramita há onze anos, o Projeto de Lei 5.921/01, de autoria do deputado federal licenciado Luiz Carlos Hauly, que prevê a proibição de publicidade infantil e a participação de crianças em qualquer tipo de publicidade ou comunicação mercadológica. ()

De acordo com a publicitária Taís Vinha, representante do coletivo Infância Livre de Consumismo, a publicidade agrava problemas como obesidade infantil, doenças metabólicas, sexualidade precoce, sedentarismo infantil entre outros problemas relativos às crianças. Segundo o Instituto Alana, o conteúdo da publicidade infantil é emotivo e basta 30 segundos para a campanha influenciar uma criança.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário