one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pesquisa de Márcia Barbosa possibilitou a descoberta de uma particularidade da molécula da água chamada anomalia de difusão.

Imagem:

Compartilhar:

Cientista brasileira é premiada pela Unesco por trabalho com moléculas de água

Criado em 23/10/12 11h47 e atualizado em 23/10/12 12h32
Por Paula Laboissière Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Márcia Barbosa
Pesquisa de Márcia Barbosa possibilitou a descoberta de uma particularidade da molécula da água chamada anomalia de difusão. (Sociedade Brasileira de Física)

Brasília - A física brasileira Marcia Barbosa conquistou o For Women In Science, criado em 1998 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prêmio reconhece um total de cinco pesquisadoras por suas contribuições ao progresso da ciência e pela excelência de seus trabalhos.

Marcia foi a vencedora representando a América Latina e vai receber a quantia de US$ 100 mil. A cerimônia está agendada para o dia 28 de março de 2013 em Paris, na França. Cientistas da Nigéria, do Japão, do Reino Unido e dos Estados Unidos também serão homenageadas.

O grupo foi escolhido entre pesquisadoras de 30 países por um júri presidido pelo vencedor do Prêmio Nobel de Química (1999), Ahmed Zewail, e por Linus Pauling, professor catedrático de Química e Física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

Marcia Barbosa é professora e diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua pesquisa possibilitou a descoberta de uma particularidade da molécula da água chamada anomalia de difusão. De acordo com a Unesco, o achado pode contribuir para o esclarecimento da estrutura das proteínas dentro do corpo humano e prevenir doenças, além de ajudar a entender a importância da água presente na crosta terrestre e os efeitos externos que modificam seu comportamento.

O For Women in Science já reconheceu o trabalho de mais quatro brasileiras: Mayana Zatz, geneticista da Universidade de São Paulo (USP), em 2001; Lucia Previato, biomédica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2004; Belita Koiller, física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2005; e a astrofísica Beatriz Barbuy, da Universidade de São Paulo (USP), em 2009.

Entre as 77 vencedoras do prêmio nos últimos 15 anos, duas conquistaram em 2009 o Prêmio Nobel: Ada Yonath (Química) e Elizabeth Blackburn (Medicina).

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário