one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Velocidade de banda larga

Imagem:

Compartilhar:

Começa esta semana envio de aparelhos para medir velocidade da banda larga fixa

Criado em 16/10/12 23h15 e atualizado em 17/10/12 13h10
Por Daniel Mello Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Anatel seleciona voluntários para avaliar qualidade de internet
O equipamento será conectado ao modem na casa de pessoas cadastradas, que já fizeram o teste de alta velocidade e foram selecionadas (Foto: Lijorijo/ Creative Commons)

São Paulo – Os estados com o maior número de inscritos no programa de avaliação de banda larga fixa (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro) começam a receber esta semana o whitebox – aparelho que será conectado ao modem para aferir o funcionamento do serviço. O equipamento será instalado na casa de pessoas cadastradas, que já fizeram o teste de alta velocidade (speed test), e foram selecionadas para receber o modem.

Em todo o país serão selecionadas 12 mil pessoas distribuídas por unidade da Federação, prestadora e faixa de velocidade contratada, conforme o plano amostral feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As inscrições para participar do programa podem ser feitas no site brasilbandalarga.com.br. O cadastrado receberá e-mail da entidade aferidora da qualidade (EAQ) para fazer o speed test.

A expectativa é que seja formado um banco de dados com 120 mil usuários de internet banda larga de todo o país. Os selecionados receberão o whitebox. O equipamento é gratuito e a pessoa selecionada não receberá qualquer remuneração. A instalação do aparelho é simples e não requer conhecimentos avançados de informática. Os voluntários receberão ainda um relatório mensal sobre a qualidade da banda larga que utilizam.

Os dados coletados pela entidade aferidora serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que a agência avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento das metas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas de serviços de internet banda larga.

A medição atende a uma determinação da Anatel que estabelece que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Atualmente, a velocidade média entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada. Para a velocidade instantânea, os índices começam em 20%, depois passam para 30% e 40%.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário