one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acampamento de refugiados sírios na Turquia

Imagem:

Compartilhar:

Confrontos entre Turquia e Síria se intensificam e provocam reunião na Otan

Criado em 04/10/12 08h32 e atualizado em 04/10/12 09h34
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Refugiados sírios na Turquia
Acampamento de refugiados Sírios na Turquia (Foto: Syria Freedom/Creative Commons)

Brasília – Os conflitos entre a Turquia e a Síria se intensificaram hoje (4), depois que uma aldeia turca na fronteira de Akçakale foi atacada por sírios. Ontem começaram os primeiros confrontos, sendo que alguns tiros atingiram o posto fronteiriço sírio de Tal Al Abyad. A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que vários militares morreram devido a um ataque do Exército turco.

O governo turco pediu ao Parlamento autorização formal para executar operações militares em território sírio em nome da “segurança nacional”. O Parlamento se reuniu hoje com urgência para autorizar formalmente o Exército a conduzir operações em território sírio. A Constituição turca prevê que qualquer operação militar externa deve ser autorizada previamente pelo Parlamento.

Os deputados turcos devem debater um texto proposto pelos conservadores que define que, “se necessário”, o Executivo autorizará operações armadas na Síria porque “as atividades hostis visando ao território turco estão a ponto de se tornar um ataque militar e, por isso, podem ameaçar a segurança nacional”.  A autorização é válida por um ano.

Apesar de dois partidos da oposição, incluindo a principal força que é o Partido Republicano do Povo, terem anunciado que votariam contra, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder, dirigido pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, dispõe de confortável maioria na Assembleia Nacional e o texto deverá ser aprovado sem dificuldades.

Desde ontem à noite, o comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está reunido com representantes de 28 países para avaliar os confrontos entre a Turquia e Síria. A reunião foi solicitada pelo governo turco e ocorre em Bruxelas, na Bélgica.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário