one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma inaugura exposição com seis telas do artista italiano Caravaggio

Imagem:

Compartilhar:

Dilma abre exposição de Caravaggio no Palácio do Planalto

Criado em 05/10/12 13h56 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Yara Aquino Edição:Carolina Pimentel Fonte:

Abertura da exposição Caravaggio
Dilma inaugura exposição com seis telas do artista italiano Caravaggio (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Brasília – A exposição com seis telas do artista italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio foi inaugurada hoje (5), após passar por São Paulo e Belo Horizonte. A presidenta Dilma Rousseff abriu a exposição, localizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, e destacou que um palácio de governo deve servir para além da tomada de decisões administrativas.

“Eu queria dizer que para mim é um momento especial porque nós estamos aqui numa obra moderna, original, que é o Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, estamos recebendo seis telas de um dos maiores pintores. É um encantamento poder permitir que milhares de brasilienses, que nasceram aqui ou que visitam esta cidade, tenham acesso à essas seis obras”, disse, em discurso.

A presidenta citou o grande interesse que a exposição despertou nas duas capitais brasileiras por onde passou, com filas de até duas horas de espera em São Paulo. Ela também relacionou o evento a um gesto de amizade entre Brasil e Itália. “Aproxima ainda mais o Brasil da Itália e aproxima de uma forma especial, que é aquela que só a arte consegue fazer entre os povos”, avaliou Dilma.

É a primeira vez que Brasília recebe obras de Caravaggio. Os quadros fazem parte de coleções particulares e de acervos de três importantes museus italianos – Galleria Borghese e Palazzo Barberini, em Roma, e Galleria degli Uffizi, em Florença.

Das seis telas, duas são expostas, pela primeira vez, fora da Itália: a Medusa Murtola (1597), que teve a autoria reconhecida em 2011, e San Giovanni Batista Che Nutre I`Agnello (1597). As outras telas são Ritratto di Cardinale (1600), San Francesco in Meditazione (1606), San Gennaro Decollato o Sant’ Agapito (1910) e San Girolamo Che Scrive (1606).

A visitação começa amanhã (6) até o dia 14 de outubro, sempre das 9h às 19h.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário