one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças refugiadas da Síria em acampamento montado na fronteira com a Turquia

Imagem:

Compartilhar:

Em 19 meses, passa de 300 mil o número de refugiados sírios nos países vizinhos

Criado em 02/10/12 10h31 e atualizado em 02/10/12 14h17
Por Renata Giraldi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil


Refugiados Sírios em acampamento montado no Líbano (Foto: Freedom House/Creative Commons)Refugiados Sírios em acampamento montado no Líbano (Foto: Freedom House/Creative Commons)

Brasília – A Agência de Refugiados das Nações Unidas (cuja sigla em inglês é Acnur) divulgou hoje (2) que o número de sírios que deixaram o país, nos últimos 19 meses, em busca de abrigo nos países vizinhos - Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque – ultrapassou 300 mil. Segundo as estatísticas da agência, triplicaram os refugiados sírios na região. Precisamente são 311,5 mil.

O porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, reiterou que o aumento do número de refugiados obrigou a agência a refazer as estimativas de gastos para US$ 487,9 milhões. O cálculo é que 710 mil refugiados sírios procurem abrigo nos países vizinhos até dezembro. Ele lembrou que a situação pode se agravar devido à chegada do inverno na região.

"Estamos em uma corrida contra o tempo. Na Jordânia, por exemplo, onde milhares de pessoas estão vivendo em tendas, a temperatura média fica mais baixa entre meados de novembro e março, algo em torno de 2 graus Celsius”, disse o porta-voz.

Leia também: 

Número de refugiados pode atingir os 700 mil até ao final do ano

Dilma condena violência nos países árabes e intolerância religiosa

Há 19 meses, a Síria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. A oposição cobra de Assad a transição política, o fim do governo e mais liberdade de expressão.

A crise na Síria virou tema internacional e assunto mencionado em todas as discussões envolvendo líderes políticos. A presidenta Dilma Rousseff, na semana passada, em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, defendeu o fim da violência na região e a busca por um acordo de paz, sem interferência externa militar.

Mais informações sobre os dados da Acnur estão no site da agência http://www.unhcr.org/506ab7259.html

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário