one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Projeto do Orçamento Geral francês para 2013 é considerado um dos mais difíceis dos últimos 30 anos.

Imagem:

Compartilhar:

França discute nova lei antiterrorismo

Criado em 04/10/12 07h44 e atualizado em 04/10/12 08h46
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Torre Eifel
Suspeitos de terrorismo poderão ser condenados a dez anos de prisão. (Valdiney Pimenta / Creative Commons)

Brasília – Pouco mais de seis meses depois de a França ser alvo de um ataque que provocou sete mortos, o governo promove a discussão sobre uma nova lei antiterrorismo que permitirá ao Estado processar cidadãos do país que “freqüentarem campos de treinamento islâmicos" no exterior.

Segundo a nova lei, que o governo quer aprovar até o fim do ano, suspeitos de terrorismo que tiverem recebido treinamento no exterior poderão ser condenados a dez anos de prisão.

A legislação é proposta seis meses e meio depois de o cidadão francês de origem argelina Mohammed Merah, de 23 anos,  ter  assassinado sete pessoas em um tiroteiro em Toulouse, no Sul da França. Segundo ele, o treinamento foi feito por integrantes da rede Al Qaeda, em instalações no Paquistão e no Afeganistão.

Merah foi morto em março deste ano, depois de a polícia cercar o prédio no qual ele estava, por mais de 30 horas. Merah assumiu ter matado quatro pessoas – um adulto e três crianças – em frente a uma escola judaica em Toulouse e é o único suspeito de atirar contra três militares, que também morreram.      

A série de crimes colocou a França em alerta e despertou a atenção da comunidade internacional sobre a adoção de medidas de seguranças antiterrorismo e o combate ao fanatismo religioso. Na ocasião, o governo de Israel cobrou providências das autoridades francesas, enquanto religiosos muçulmanos condenaram as ações de Merah.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário