one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, propõe diálogo com a direita

Imagem:

Compartilhar:

Governo da Venezuela lançará Missão Mercosul para incrementar projetos no bloco

Criado em 11/10/12 07h19 e atualizado em 11/10/12 08h22
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Hugo Chavez
Chavez quer transformar a Venezuela em uma potência mundial. (Lusa)

Brasília –  O governo da Venezuela lança nos próximos dias a Missão Mercosul com o objetivo de promover o país no bloco e na região. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que a meta é apoiar as prioridades de desenvolvimento em todo o país, criando condições para que o país enfrente todos os desafios que envolvem a sua presença no bloco, ao qual aderiu no fim de julho.

Chávez lembrou que os projetos “serão de grande importância” para transformar a Venezuela em uma grande potência mundial. "O desafio é fazer com que a teoria se torne realidade, tomando as massas e o povo. O Mercosul deve ir do Caribe e da Venezuela, na Amazônia, ao Rio da Plata. É uma potência latino-americana, um projeto histórico", acrescentou.

Uma das metas, segundo Chávez, é desenvolver as regiões de Trujillo e do Lago de Maracaibo por meio de um porto internacional, assim como por em prática o projeto ferroviário, que deve unir o Orinoco ao Caribe. "Um dia, mais cedo ou mais tarde, a ferrovia vai chegar a Manaus, na Amazônia", acrescentou.

A Venezuela ingressou no Mercosul em 31 de julho, em uma cerimônia em Brasília. Com a adesão da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), registrando um Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes de US$ 3,3 trilhões (o equivalente a 83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados (72% da área da América do Sul).

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário