one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Primeiro ministro diz que se acordo for aprovado, a Grécia permanecerá na zona do euro.

Imagem:

Compartilhar:

Grécia negocia com credores internacionais para obter empréstimos e tentar permanecer na União Europeia

Criado em 31/10/12 08h09 e atualizado em 31/10/12 08h29
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Antonis Samaras
Primeiro ministro diz que se acordo for aprovado, a Grécia permanecerá na zona do euro. (European People

Brasília – O governo da Grécia aceitou a exigência do Banco Central Europeu (BCE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Comissão Europeia para cortar 13,5 bilhões de euros das suas contas. A medida deverá afetar os salários congelados, impactando em mais redução e a suspensão do auxilio-desemprego. O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, anunciou o acordo.

Os três credores exigiram, por exemplo, ampliar a semana de trabalho para seis dias, eliminar a possibilidade de reajuste salariais por antiguidade e manter o congelamento salarial até que a taxa de desemprego caia a pelo menos 10%.

O governo grego foi obrigado a adotar um novo pacote de medidas de austeridade que impõe o corte de 13,5 milhões de euros para atender às demandas dos credores e obter a liberação de 31,5 milhões de euros.

"Hoje concluímos o acordo sobre as medidas e o Orçamento", disse Samaras. “O governo fez todo o possível e justificativas de significativas melhorias [nas negociações] até o último minuto”, acrescentou o primeiro-ministro.

"Agora o acordo é de responsabilidade das partes e de cada deputado", destacou. "Se aprovarmos esse acordo e a votação do Orçamento, a Grécia permanecerá na zona do euro", disse ele, referindo-se à manutenção da Grécia na União Europeia.

Na semana passada, o governo anunciou a possibilidade de um acordo. No entanto, integrantes do Parlamento eram contra as exigências do BCE, do FMI e da Comissão Europeia. Samaras conseguiu convencer os representantes dos credores internacionais a flexibilizar suas demandas por reforma.


*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam //

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário