one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Irã apresenta proposta de transição na Síria com Assad no poder

Criado em 15/10/12 14h12 e atualizado em 15/10/12 14h36
Por Mariana Tokarnia Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Sanções ao Irã atingem população, diz Ban Ki-monn
Governo do Irã anuncia que presidente Ahmadinejad está pronto a cooperar e fornecer ajuda para que o povo sírio possa encontrar a calma e a segurança. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - O Irã propôs ao emissário internacional Lakhdar Brahimi um "período de transição" na Síria sob supervisão do presidente Bashar Al-Assad. Brahimi foi escolhido pela ONU e pela Liga Árabe como mediador do conflito sírio.

A proposta foi feita durante a vista de Brahimi a Teerã, capital do Irã, cujo governo é o principal aliado do regime sírio. O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, sugeriu "um período de transição que culmine em eleições presidenciais e legislativas (...) tudo sob supervisão do presidente Assad".

O ministro iraniano acrescentou também proposta de cessar-fogo, o fim do envio de armas e de apoio aos grupos terroristas e a organização de um processo de diálogo nacional entre a oposição e o governo. Segundo ele, a Síria concorda com a proposta.

De acordo com o site oficial do governo iraniano, o próprio presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que está "pronto a cooperar e a fornecer ajuda para que o povo sírio possa encontrar a calma e a segurança".

A violência na Síria já provocou pelo menos 33 mil mortos desde o início da revolta contra o regime, em março de 2011, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário