one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trabalhador rural na lavoura de cana-de-açúcar

Imagem:

Compartilhar:

MPT pede cassação de selo Empresa Compromissada de sete usinas de Araraquara

Criado em 03/10/12 19h06 e atualizado em 03/10/12 20h23
Por Danilo Macedo e Luana Lourenço Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Trabalhador rural na lavoura de cana-de-açúcar
Trabalhador rural na lavoura de cana-de-açúcar (Foto: Cícero R. C. Omena/Creative Commons)

Brasília - O Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou na Justiça do Trabalho com pedido de cassação do selo de responsabilidade Empresa Compromissada, concedido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, de sete usinas de cana-de-açúcar da região de Araraquara, no interior paulista. Nas ações civis públicas, o procurador Rafael Gomes lista várias irregularidades que, segundo ele, invalidam a certificação.

A ideia do governo com o selo é reconhecer e estimular empresas que desenvolvem boas práticas trabalhistas. Entre os problemas apresentados pelo procurador estão a ausência de mecanismo de consulta ou denúncia pela sociedade e por trabalhadores, desconsideração às normas do Inmetro, não fiscalização da qualificação exigida dos auditores, entrevistas realizadas com os trabalhadores em período de entressafra e com a presença de representantes da usina, ausência de entrevista com médicos do trabalho e imposição do mecanismo de certificação ao movimento sindical, sem ser dada voz às discordâncias.

Lançado em 2009, o compromisso firmado entre governo e empresas para aperfeiçoar as relações de trabalho no setor teve a adesão de 250 das 300 usinas do país. Dessas, 169 já receberam o selo. A ação do MPT questiona o fato de o edital para contratação de auditorias não prever qualquer tipo de consulta aos órgãos especializados na defesa do trabalhador: Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho.

“Se a usina foi flagrada, antes ou depois da auditoria privada, pela auditoria fiscal do trabalho cometendo ilícitos graves em prejuízo a trabalhadores rurais, por exemplo, suprimindo equipamentos de proteção ou sanitários, com a lavratura de vários autos de infração, isso é considerado completamente irrelevante para fins de concessão do selo pela União Federal”, disse Gomes.

O procurador diz que o selo foi criado para melhorar a imagem do setor no Brasil e no exterior “custe o que custar, mesmo que para isso seja necessário que a União Federal emita de forma oficial declaração contrária à verdade dos fatos”, tornando-se uma ameaça aos direitos dos trabalhadores.

O MPT também requereu que a União não possa conceder o selo a usinas acionadas pelo órgão na Justiça do Trabalho sem prévia consideração e análise às multas e processos judiciais contra as empresas, além da suspensão da divulgação e uso do certificado pelas sete usinas processadas até o julgamento do mérito.

A Secretaria-Geral da Presidência informou que ainda não foi notificada pela Justiça, mas já havia sido consultada pelo MPT sobre o selo. O governo argumenta que o selo é concedido com base em critérios específicos, estabelecidos por uma comissão composta por seis ministérios, sindicatos de trabalhadores e representantes da indústria da cana.

De acordo com a secretaria-geral, as irregularidades apontadas pelo MPT para algumas das empresas que receberam o selo não estão sob a alçada dos critérios do Compromisso Nacional para o Aprimoramento do Trabalho na Cana-de-Açúcar. Além disso, segundo o governo, a concessão do selo não impede que as usinas possam ser fiscalizadas e punidas por irregularidades, inclusive trabalhistas.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário