one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Olimpíada de Astronomia atrai amantes do universo, no RJ

Imagem:

Compartilhar:

Observatório Nacional comemora 185 anos com programação especial

Criado em 16/10/12 17h00 e atualizado em 16/10/12 17h32
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Imagem - Olimpíada de Astronomia atrai amantes do universo, no RJ
Observatório Nacional do Rio de Janeiro completa 185 anos (Divulgação)

Rio de Janeiro – Observar o espaço por uma luneta capaz de aumentar o tamanho de um objeto em até 324 vezes. Essa é uma das atividades que o público poderá conferir durante a comemoração aos 185 anos do Observatório Nacional, localizado em São Cristóvão, zona norte do Rio. A luneta em questão trata-se do maior telescópio do país, que completa 90 anos.

Com seis metros de distância focal e cinco toneladas, a luneta não poderia ter recebido outro nome "A Poderosa". De acordo com o chefe da Divisão de Atividades Educacionais do observatório, o pesquisador Carlos Henrique Veiga, a luneta foi adquirida em 1911, mas chegou ao Brasil somente em1921 e instalada no observatório no ano seguinte. “Ela produziu uma série de imagens importantes para que o Brasil se desenvolvesse na área de astronomia nesses 90 anos”, contou.

Atualmente, continuou Veiga, o observatório desenvolve pesquisas nas áreas de astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência. “Nós somos reconhecidos internacionalmente pelo número de artigos, pelo número de doutores que se formam anualmente. O quadro de pesquisadores do Observatório Nacional, tanto na área de astronomia quanto na área de geofísica, é muito considerado.”

Exposições e palestras integram a programação especial até sexta-feira (19), como a palestra Metrologia Científica e Industrial: Ciência e Tecnologia Apoiando à Inovação e Competitividade da Indústria Nacional, marcada para quinta-feira (18), às 15h, no Museu de Astronomia e Ciências, instalado no mesmo campo da instituição.

O Observatório Nacional é uma das mais antigas instituições do ramo científico do país. Criado em 1827 por dom Pedro I, mas começou a ser fundado pelo menos um século antes, quando, em 1730, os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, na cidade do Rio. Ao todo, 120 profissionais - entre físicos, astrônomos e administradores – atuam na instituição. Atualmente, o instituto oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

As exposições ocorrem sempre a partir das 9h30. Quem deseja conhecer a luneta, deve comparecer ao observatório entre as 18h e 22h, em dias programados.

Edição: Carolina Pimentel
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário