one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, diz que Paraguai só volta à Unasul após novas eleições presidenciais

Imagem:

Compartilhar:

Patriota: Paraguai não retorna à Unasul sem eleições presidenciais

Criado em 22/10/12 19h00 e atualizado em 22/10/12 19h12
Por Carolina Sarres Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, diz que Paraguai só volta à Unasul após novas eleições presidenciais (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (22) que não existe possibilidade de o Paraguai ser reintegrado à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) antes da realização de eleições presidenciais no país, previstas para o próximo ano.

No início de novembro, membros da Unasul se reunirão em Lima, capital do Peru, para discutir a suspensão, que foi ratificada em agosto passado. Segundo Patriota, no entanto, não deverá haver nenhuma mudança em relação ao tratamento dado ao Paraguai.

“Não há indicação de que a suspensão do Paraguai seja revogada sem que haja algum fato que garanta a plena vigência da democracia. Sem eleições, é difícil que haja mudanças. Mesmo depois das eleições, a situação tem de ser observada”, disse Patriota.

Em 22 de junho passado, o então presidente paraguaio, Fernando Lugo, sofreu processo de impeachment que durou menos de 24 horas, o que gerou discordância entre membros da comunidade internacional, que consideraram o ato quebra de constitucionalidade, uma vez que Lugo não teria tido direito à ampla defesa.

Na época, Lugo aceitou a decisão do Senado de cassar seu mandato, mas alegou que a democracia paraguaia havia sido ferida. Desde então, o vice-presidente de Lugo, Federico Franco, governa o país. Ele chegou a anunciar que procuraria os presidentes vizinhos para desfazer o mal-estar, mas não obteve êxito, até agora.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário