one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado aprova cotas sociais e raciais nas Universidades

Imagem:

Compartilhar:

Publicado decreto que regulamenta cotas nas universidades e escolas técnicas

Criado em 15/10/12 12h02 e atualizado em 15/10/12 12h16
Por Mariana Tokarnia Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Imagem - Senado aprova cotas sociais e raciais nas Universidades
As instituições de ensino terão, a partir de hoje, prazo de 30 dias para iniciar a implementação das disposições (UNB/CC)

Brasília - Estudantes de baixa renda e os que se declaram pretos, pardos ou indígenas terão prioridade no caso do não preenchimento das vagas reservadas às escolas públicas em instituições de ensino superior e técnico. A determinação é da nova lei de cotas, regulamentada pelo Decreto nº 7.824 publicado hoje (15) no Diário Oficial da União. Há, ainda,  Portaria do Ministério da Educação de número 18, que detalha o decreto.

Saiba mais

Entenda a Lei de cotas nas universidades federais

Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres

Os textos informam que 50% das vagas ainda disponíveis nas instituições de ensino superior devem ser destinadas a quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade das vagas das escolas técnicas serão reservadas a quem cursou o ensino fundamental.

As cotas serão preenchidas de acordo com as notas dos alunos. As vagas remanescentes estarão disponíveis aos auto declarados pretos, pardos ou indígenas, seguindo a ordem de menor renda. Em seguida, terão prioridade os demais estudantes de baixa renda.

A renda será calculada com base nos três meses anteriores ao da inscrição no processo seletivo. A portaria estabelece exclusão do cálculo os programas sociais, como o Bolsa Família, Pró-Jovem e demais programas de transferência de condicionada de renda implementada por estados ou municípios.

As instituições de ensino terão, a partir de hoje, prazo de 30 dias para iniciar a implementação das disposições. As reservas serão graduais, 25% das cotas por ano, ou seja 12,5% das vagas totais. O prazo final é 30 de agosto de 2016.

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário