one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do PMDB, Valdir Raupp, diz que alianças para segundo turno estão em discussão entre lideranças nacionais e regionais

Imagem:

Compartilhar:

Raupp admite que PMDB poderá não fechar aliança com PT em grandes cidades

Criado em 09/10/12 20h04 e atualizado em 09/10/12 20h27
Por Iolando Lourenço e Ivan Richard Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Presidente do PMDB, Valdir Raupp, e vice-presidente da República, Michel Temer
Presidente do PMDB, Valdir Raupp, diz que alianças para segundo turno estão em discussão entre lideranças nacionais e regionais (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Brasília - A definição sobre as alianças que o PMDB poderá fazer para a disputa do segundo turno está sendo negociada tanto pelas lideranças nacionais da legenda, como pelas lideranças regionais. Com isso, não está assegurada a manutenção da parceria com o PT nos locais onde peemedebistas não conseguiram passar do primeiro turno. A negociação está sendo construída pelo presidente nacional do partido, senador licenciado Valdir Raupp (RO).

De acordo com ele, mesmo com a aliança no âmbito nacional, o PMBD vai considerar as peculiaridades locais. “A gente respeita muito a política local”, disse Raupp. Segundo ele, eventuais rupturas com o PT no âmbito municipal não ameaçam a aliança nacional. “A aliança nacional é mais forte do que essas pendengas locais”, ressaltou.

Em São Paulo, Raupp disse que a aliança com o PT, em apoio a Fernando Haddad, está praticamente selada, mas que ainda faltam pequenos detalhes que estão sendo negociados pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). O anúncio poderá ser feito amanhã (10).

Segundo o presidente do PMDB, em troca do apoio na disputa pela prefeitura de São Paulo, o partido reivindicou que Fernando Haddad (PT) incorpore ao seu programa de governo três plataformas defendidas por Gabriel Chalita, candidato do PMDB que ficou em quarto lugar no primeiro turno: os corredores exclusivos de transporte, a implementação de unidades de pronto atendimento e o programa de educação integral.

Em relação às alianças nas demais cidades, haverá uma reunião entre Raupp e o presidente do PT, Rui Falcão, na quinta-feira (11), às 11h, para negociarem os acordos que poderão ser fechados. O caso mais complicado, segundo Raupp, é em Salvador, onde as lideranças locais, encabeçadas pelo ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, preferem apoiar o candidato da oposição, ACM Neto (DEM).

“Conversei com o Lúcio [Vieria Lima, presidente do PMDB da Bahia] e com o Geddel, e há uma tendência muito forte de o partido ir com o ACM Neto, pela decisão local. Se fosse nacional, seria o o contrário. Mas ainda não está fechado. O que pesa lá é 2014. Está nos casos mais difíceis, mas ainda não está fechado”, disse Raupp.

Outro caso em que PMDB e governo estarão em lados opostos é Curitiba. Lá, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), maior expressão da legenda, declarou apoio ao candidato Ratinho Junior (PSC) na disputa com o Gustavo Fruet (PDT), contrariando a aliança nacional. “Queríamos que o Fruet saísse como candidato pelo PMDB, mas o Requião não concordou com a filiação dele. Agora, não teria como apoiá-lo”, explicou.

Em conversa com jornalistas, Raupp considerou que o PMDB se saiu bem nas disputas municipais, conseguindo manter o maior número de prefeitos, com 1.021, e de vereadores , com 7.964. A legenda foi a segunda mais votada, atrás do PT, com mais de 16 milhões de votos em todo o país.

“Lançamos menos candidatos nas capitais e perdemos em votos, ficamos em segundo lugar muito próximo do primeiro. Mas conseguimos ficar com 300 prefeituras, na frente do segundo colocado o PSDB”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário