one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, vai representar o Brasil na 34ª Cúpula da Comissão Econômica para América Latina e Caribe

Imagem:

Compartilhar:

Reativação de ramal ferroviário vai ligar Montevidéu a São Paulo

Criado em 05/10/12 21h08 e atualizado em 06/10/12 09h40
Por Vladimir Platonow Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O comércio bilateral do Brasil com o Uruguai deverá receber um importante estímulo até o fim deste ano. A reativação da ligação ferroviária entre os dois países permitirá que produtos sejam transportados por longas distâncias, desde a capital Montevidéu até o estado de São Paulo, com menor valor de frete. O assunto esteve na pauta da reunião hoje (5), no Rio de Janeiro, entre os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro.

Eles detalharam o mecanismo denominado Novo Paradigma Brasil-Uruguai, que reúne uma série de medidas, nos campos da economia, da ciência, da tecnologia, das comunicações, da movimentação de pessoas e dos transportes. O Brasil é o principal parceiro econômico do Uruguai, com um comércio de US$ 3,9 bilhões em 2011. Até setembro deste ano ele já atingiu US$ 2,88 bilhões.

Foto do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota
Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, participou de reunião que sacramentou reativação da linha ferroviária entre Brasil e Uruguai (Elza Fiúza/ABr)

O Uruguai praticamente concluiu a reativação de 377 quilômetros de sua malha ferroviária desde o município de Pintado, no centro do país, até a cidade de Rivera, vizinha de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. No local, o ramal Livramento-Cacequi está em fase de finalização a recuperação. Ele terá ligação com a capital Porto Alegre e os demais estados brasileiros, principalmente São Paulo, onde se concentra a maior parte da produção industrial do país.

“Terminamos as obras de reativação da primeira etapa no ramal Pintado-Rivera. E estão finalizando agora a recuperação do ramal Livramento-Cacequi. Os prazos de conclusão foram modificados. Inicialmente estavam previstos para 15 de setembro. Agora esperamos que ocorra até o final de 2012”, disse Almagro, durante coletiva de imprensa, ao lado do colega brasileiro.

Segundo o chanceler uruguaio, as bitolas [largura dos trilhos] são diferentes, mas existem soluções técnicas que permitem a conexão. Parte da extensão será operada pela iniciativa privada e também haverá investimento público para reabilitar o restante da linha, que tem por principal objetivo o transporte de cargas.

O ministro Antonio Patriota ressaltou o momento positivo da economia uruguaia, que vem crescendo a taxas expressivas nos últimos anos. “A economia uruguaia cresce a taxas elevadas faz dez anos. Queremos estabelecer um processo mais profundo de aproximação e integração. As diferentes áreas prioritárias são: integração produtiva; ciência, tecnologia e inovação, comunicação e informação, integração da infraestrutura de transportes, livre circulação de bens e serviços e livre circulação de pessoas”, disse.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário