one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Comitê de Política Monetária (Copom) determinou a redução da taxa Selic dos atuais 8% para 7,5% ao ano.

Imagem:

Compartilhar:

Redução da Selic não significa abandono de controle da inflação pelo BC, diz secretário

Criado em 02/10/12 14h51 e atualizado em 02/10/12 16h33
Por Kelly Oliveira Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

Taxa de juros cai 40% desde agosto de 2011
A taxa Selic está em 7,5%, após processo de cortes iniciado em agosto do ano passado (Marcello Casal Jr./ABr)

Brasília – O secretário executivo adjunto da Cepal, Antonio Prado, destacou hoje (2) que o Banco Central (BC) não abandonou o papel de controle da inflação ao estimular ao crescimento da economia com a redução da taxa básica de juros, a Selic. A taxa está em 7,5%, após processo de cortes iniciado em agosto do ano passado.

Segundo ele, apesar de o BC estar mais flexível na condução da política monetária, com reduções na Selic, e mesmo com a inflação acima do centro da meta (4,5%), a alta dos preços ainda permanece abaixo do teto, estipulado em 6,5%. A projeção do BC é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 5,2%, este ano.

Para Antonio Prado, a preocupação com o crescimento econômico é fundamental. Além disso, é um esforço não somente do Brasil, mas de vários países da América Latina, manter, mesmo em momentos de crise, as taxas de desemprego baixas e o crescimento real dos salários, principalmente do salário mínimo. Ele defende que esses objetivos devem estar sob o enfoque da política macroeconômica do país. “No caso do Brasil, faz muitos anos que o crescimento está vinculado ao crescimento doméstico. É o mercado interno que dá dinâmica de crescimento”, acrescentou.

Prado citou ainda alguns ajustes na economia brasileira, como o dólar mais alto, que favorece as exportações brasileiras e a mudança nas regras de remuneração da poupança, que permitiu a redução de taxas de juros. O secretário da Cepal destacou que a dívida líquida do setor público em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) está abaixo de 40%.

Antonio Prado participou, hoje (2), da divulgação do relatório Estudo Econômico da América Latina e do Caribe, em Santiago (Chile), com transmissão por meio de videoconferência no escritório da Cepal, em Brasília.

Edição: Lana Cristina
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário