one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trabalhador da construção civil

Imagem:

Compartilhar:

Tráfico de pessoas tem crescido no mundo, segundo ONU

Criado em 02/10/12 08h45 e atualizado em 02/10/12 09h52
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Trabalhador da Construção Civil
Os homens são traficados para companhias de construção, pescas, agricultura e horticultura, segundo a ONU (nariobarbosa/Creative Commons)

Brasília – A relatora especial do Gabinete do Alto Comissário para os Direitos Humanos das Nações Unidas, a nigeriana Joy Ngozi Ezeilo, alertou que o tráfico de pessoas permanece em alta no mundo e que as principais vítimas são mulheres e crianças. Mas tem ocorrido um registro elevado de casos de tráfico de homens para trabalhos forçados. Para a relatora, o combate ao problema deve associar ações públicas e privadas e garantir mais proteção às vítimas.

“Os governos têm de fazer mais. Não podemos criminalizar as pessoas traficadas, porque elas são vítimas. Precisamos garantir que tenham acesso a serviços apropriados, a abrigo, à assistência psicológica e social, à saúde e até a uma oportunidade para trabalhar.”

A relatora concedeu entrevista à Lusa, agência de notícias de Portugal. Ela lembrou que há várias formas de tráfico de seres humanos, com fins que vão desde a exploração sexual e a prostituição a trabalhos forçados e à retirada de órgãos para venda ilegal. “A identificação, proteção e assistência às vítimas de tráfico têm registrado falhas enormes”, disse ela, acrescentando que a responsabilidade “é de todos”.

Segundo a relatora, nos últimos anos têm havido aumento de vítimas também entre os homens, embora as mulheres e crianças ainda permaneçam como os principais alvos. "Até agora não pensávamos nos homens como vítimas de tráfico. Os homens são traficados para companhias de construção, pescas, agricultura e horticultura.”

Joy Ngozi Ezeilo ressaltou que é fundamental “criminalizar o tráfico de pessoas” e reiterou que há um protocolo nas Nações Unidas em que 140 países defendem a medida. Segundo ela, a “grande escala” do tráfico de pessoas envolve vários fatores, como as condições de vida nos países de origem das pessoas traficadas e a ausência de oportunidades de trabalho.

“O tráfico é uma ameaça real e significativa. Os governos deveriam aumentar o combate, mas deveríamos também desenvolver parcerias público-privadas. O tráfico não conhece fronteiras e os governos não conseguem combatê-lo sozinhos, é preciso envolver empresas, comunicação social e organizações da sociedade civil”, sustenta Joy Ngozi Ezeilo.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa //

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário