one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sobe para 81 o número de policiais mortos em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Secretário diz que ordens para matar policiais em SP partiram de Paraisópolis

Criado em 30/10/12 17h57 e atualizado em 30/10/12 18h08
Por Bruno Bocchini Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Carros da Polícia Militar de São Paulo
Sobe para 81 o número de policiais mortos em São Paulo (Rafael Coelho Salles/Creative Commons)

São Paulo – O secretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, confirmou hoje (30) que partiu da Favela Paraisópolis, na zona sul da capital, a ordem para que seis policiais militares fossem assassinados no estado. Ele atribui as ordens a Francisco Antonio Cesário, conhecido como Piauí, preso na cidade de Itajaí (SC) há cerca de um mês, pela Polícia Federal.

De acordo com o secretário, essas ordens foram responsáveis "pelas primeiras mortes" da atual onda de violência, mas os motivos ainda estão sendo investigados. Os assassinatos teriam ocorrido em maio. Na época, o acusado vivia na Favela de Paraisópolis, que, desde ontem, é alvo de uma grande operação policial, com a presença de cerca de 600 homens.

Enquanto isso, a cidade continua a enfrentar grande índice de violência. Entre a noite de sexta-feira (26) e a madrugada de ontem, ocorreram, pelo menos, 22 mortes na região metropolitana. Somente na capital, foram nove assassinatos, de acordo com a Polícia Civil. 

Balanço divulgado na última quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública revelou crescimento de 96% no número de homicídios na cidade de São Paulo no mês de setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em setembro, a capital registrou 135 casos de homicídios, contra 69 casos no mesmo mês de 2011.

Desde o começo do ano até a última quinta-feira (25), 85 policiais foram mortos em todo o estado. Os dados da Polícia Militar ainda não contabilizam a morte de um policial em folga, ocorrida na noite da última quinta-feira na capital paulista.

Segundo a Polícia Militar, 67 dos policiais mortos eram da ativa e 18 aposentados. O número já é bem superior ao que foi registrado em todo o ano passado. Em 2011, de acordo com a PM, 56 policiais foram assassinados, tanto da ativa quanto aposentados. Em 2010, foram 71 policiais militares, informou o órgão, que não comenta o balanço.

Apesar das mortes, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, negou, ontem, que a ação na favela seja uma resposta aos assassinatos. “Não é efetivamente uma resposta. É a necessidade de uma ação cada vez maior contra o tráfico. A quantidade de entorpecentes que entra é muito grande e precisamos de uma ação mais enérgica”, esclareceu.

O secretário prometeu que outras operações do tipo vão ocorrer. “Nós vamos fazer operações parecidas em áreas que identificarmos como de grande índice de tráfico de entorpecentes e de homicídios”, disse.

Para o secretário, as mortes de policiais nas últimas semanas estão sendo motivadas por razões pontuais. “As pessoas presas por policiais militares acabam sendo soltas, em seguida, e vão à forra. O momento é oportuno”, alegou. Ele disse ainda que os ataques têm ocorrido também pela disputa dos pontos de distribuição, em guerra de quadrilhas. “Essa somatória de motivos leva a essa onda de violência, que nós vamos reverter”, disse.

A Polícia Militar informou que, na operação em Paraisópolis, oito pessoas foram detidas em flagrante até a manhã de hoje. Dentre os detidos, estava um foragido da Justiça. Ao todo, foram apreendidos 125 quilos de maconha, 10 quilos de cocaína e 50 unidades de drogas sintéticas. A PM abordou 758 pessoas e vistoriou 201 veículos. Duas motocicletas e um carro foram apreendidos.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário