one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Documento estabelece critérios e procediemntos para cobertura dos veículos da empresa.

Imagem:

Compartilhar:

Teresina: atual prefeito e deputado estadual estão na disputa do segundo turno

Criado em 24/10/12 09h24 e atualizado em 05/01/15 10h18
Por Karine Melo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil


Brasília - Em Teresina (PI), os 531.138 eleitores vão escolher no próximo domingo (28) entre o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) e o atual prefeito, Elmano Férrer (PTB), para assumir a prefeitura em 2013. No primeiro turno, Firmino Filho teve 38,77% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, e Elmano Férrer, 33,14 %. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos brancos somam 1,86% e os nulos, 3,99% . A abstenção ficou em 16,11%.

Com a 19ª economia das capitais brasileiras, o Produto Interno Bruto (PIB) de Teresina representa cerca 40% do PIB do estado, calculado em R$ 8,7 bilhões (dados de 2009). Na economia, a capital piauiense se destaca pela indústria têxtil e de confecções. O município tem também indústrias de bebidas, móveis, cerâmica, medicamentos, montadoras de bicicletas, entre outras. Apesar disso, os candidatos tem um longo desafio pela frente, pois Teresina ocupa a quarta pior posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, (IDH), em relação às demais capitais do país, com 0,76.

O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala de 0 a 1. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de Teresina chega a 814,2 mil habitantes.

Firmino Filho é deputado estadual, nasceu em Teresina e tem 49 anos. É servidor público e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formado em economia, Firmino já foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Em 2008, foi eleito vereador e, dois anos depois, tornou-se deputado estadual. Se eleito, entre as propostas de Firmino estão a implantação do Projeto Educacional Amor de Tia, destinado a crianças de 6 meses a 3 anos, e a construção de oito unidades de Assistência Médica Ambulatorial.

Elmano Férrer nasceu em Lavras da Mangabeira (CE) e tem 70 anos. É engenheiro agrônomo e advogado, graduado pelo Universidade Federal do Piauí (UFPI). Férrer é o atual prefeito de Teresina. Se sair vitorioso da disputa, promete a instalação de internet banda larga em 100% das escolas municipais e a construção de 10 mil casas populares.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário