one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Setor de telecomunicações investiu cerca de R$ 115 bilhões em redes fixa e móveis entre 2005 e 2011, mas precisa repensar políticas de vendas

Imagem:

Compartilhar:

Aplicativos de governo eletrônico para celulares são tema de evento

Criado em 02/11/12 15h59 e atualizado em 02/11/12 16h19
Por Sabrina Craide Edição:Davi Oliveira Fonte:

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realiza em dezembro a quinta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), em Belém (PA). Neste ano, o evento terá como foco a discussão de aplicativos para promover a mobilidade digital de programas governamentais.

“O que se quer é dar essa mobilidade plena aos cidadãos. Todo o esforço é para que tenhamos um governo eletrônico cada vez mais moderno e adequado à sociedade brasileira, que se coloca cada vez mais como a sociedade que mais utiliza a tecnologia da informação”, explicou à Agência Brasil o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Mazoni lembra que, até 2020, o mundo terá mais de 20 bilhões de celulares, tablets e outros dispositivos portáteis conectados à internet. Nesse contexto, o Consegi vai debater o uso de aplicativos móveis de governo, como os dois desenvolvidos pelo Serpro para a Receita Federal. Essas ferramentas servem para verificar a liberação da restituição do Imposto de Renda e para dar orientações sobre tributos que devem ser pagos por viajantes com produtos trazidos do exterior.

O evento vai promover debates sobre as inovações tecnológicas que têm o potencial de ampliar o acesso à informação, agilizar a prestação de serviços e facilitar o dia a dia das pessoas.

“Estamos trabalhando com a ideia de governo eletrônico com mobilidade, e continuamos a todo esforço de desenvolvimento a partir de software livre”, disse Mazoni. Também serão oferecidas mais de duas mil vagas gratuitas em cerca de 50 oficinas, tutoriais e laboratórios, além de palestras, painéis, mesas-redondas, conferências e showrooms.

O diretor-presidente do Serpro disse que a realização do Consegi, que tem edição anual, pela primeira vez fora de Brasília, vai abrir um ciclo em que a cada dois anos o evento será em um estado diferente. “A escolha de Belém se deve à grande participação da população em eventos de tecnologia da informação. Estamos introduzindo o tema da sustentabilidade e o Pará é uma referência”.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário