one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista  do Pão de açúcar e o bondinho com turistas   

Imagem:

Compartilhar:

Bondinho do Pão de Açúcar recebe rótulo ecológico da ABNT

Criado em 07/11/12 17h35 e atualizado em 07/11/12 18h08
Por Alana Gandra Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro
Bondinho do Pão de Açúcar é considera ecologiamente correto (Chantal Wagner / Creative Commons)

Rio de Janeiro - O Bondinho do Pão de Açúcar, que completou este ano 100 anos de existência, será a primeira atração turística do Brasil a receber o rótulo ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nesse segmento de atividade.

A certificação inédita será entregue hoje (07) à noite à Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o bondinho, durante jantar do Global Ecolabelling Network (GEN). A  entidade internacional engloba os principais organismos de rotulagem ambiental do mundo e está realizando, nesta semana, sua reunião anual no Rio de Janeiro, da qual participam mais de 60 países.

O gerente-geral de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, disse, em entrevista à Agência Brasil, que o momento da rotulagem ambiental é importante  para a atividade socioeconômica no Brasil. “Os responsáveis pelo bondinho, apesar de o produto dele ser uma prestação de serviço,  tiveram a iniciativa própria de buscar um diferencial no que diz respeito aos cuidados com a preservação dos recursos naturais”.

Oliveira esclareceu que  a rotulagem ambiental  dada pela ABNT é dirigida às empresas que têm um diferencial perante os seus concorrentes. A  ABNT tem, atualmente, cerca de 150 produtos rotulados ambientalmente, representando em torno de 30 organizações nacionais e  estrangeiras, com fábrica ou escritório no Brasil. 

O gerente da ABNT salientou que o Bondinho do Pão de Açúcar é o primeiro ponto turístico no mundo a obter uma rotulagem ambiental. A certificação envolveu um trabalho de  conscientização junto às empresas que oferecem serviços no local. “Um trabalho de conscientização ambiental, com redução do consumo de energia e de água, descarte de dejetos de forma sustentável, incluindo a separação de material reciclável do lixo orgânico e lançamento de matéria orgânica sem contaminação do meio ambiente, principalmente no entorno marinho e, também, com relação à preservação da flora e da flora no local”.

Por meio da  ABNT, o Brasil é o único país da América do Sul membro do GEN.  O objetivo, disse Oliveira, é  que o Brasil se torne um elemento divulgador desse processo de rotulagem ambiental para os demais países do Cone Sul. Para cada tipo de produto ambiental é criado um procedimento específico pela ABNT e por um grupo de trabalho técnico, que atende também às normas internacionais ISO 14.020 e ISO 14.024, que tratam da rotulagem ecológica.

O gerente de Certificação explicou que, hoje, a ABNT  está outorgando a rotulagem ambiental em função de uma demanda do mercado. Ele estima que a concessão do rótulo ecológico para o Bondinho do Pão de Açúcar, a partir da existência de um procedimento específico já elaborado,   poderá motivar outros pontos turísticos do Brasil a buscarem esse tipo de certificação, “que efetivamente tenham ações que atendam ao nosso procedimento e  contribuam para a preservação ambiental”.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário