one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para as 13h (horário de Brasília). Ao todo, a avaliação será aplicada em 1,6 mil municípios brasileiros

Imagem:

Compartilhar:

Cariocas acharam prova difícil, longa e desafiadora

Criado em 03/11/12 17h54 e atualizado em 03/11/12 18h27
Por Guilherme Jeronymo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Estudantes chegam para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para as 13h (horário de Brasília). Ao todo, a avaliação será aplicada em 1,6 mil municípios brasileiros
Estudantes reclamam da prova do Enem (Wilson Dias/ABr)

Rio de Janeiro – As provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de hoje (3) foram consideradas longas por alguns cariocas que prestaram o exame. No Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde cerca de 5.400 candidatos fizeram a prova, era comum a queixa pela dificuldade dos textos das questões e por causa do tamanho da prova.

“A prova estava bem elaborada, melhor do que no ano passado, e algumas questões estavam bastante trabalhosas”, contou André Luís Menezes, 28 anos, que busca um resultado que lhe permita acesso a uma bolsa no curso de direito, que já faz, em uma universidade particular.

Outro que considerou a existência de questões “bem difíceis, mas desafiadoras” foi Caique dos Santos, 18 anos. Ele faz o exame pela primeira vez, e busca uma vaga no curso de Gestão Financeira. “Espero uma prova mais difícil amanhã, com a redação”, completou.

Bernardo Cereja, 18 anos, considerou os textos das questões muito longos, apesar de gostar das áreas abordadas hoje. Ele espera maior dificuldade amanhã. O jovem, que está no 2° ano do Ensino Médio, pleiteia o certificado de conclusão, para não precisar fazer o terceiro ano. Bernardo é um dos 46.871 estudantes do Rio que buscam a equivalência do ensino médio.

Hoje o exame teve duas provas objetivas, com 45 questões cada, de ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia para responder as questões e preencher o cartão de respostas. Amanhã serão realizadas duas provas, de linguagens, matemática, além da prova de redação, em cinco horas e meia.

Apesar da prova menor deste sábado, Andreia Dias de Jesus, 37 anos, considerou o Enem muito cansativo. “Os textos eram muito longos, e com muitas questões. Amanhã será pior. Tem matemática, português e redação”, disse. Ela fez o exame pela primeira vez. Jesus considerou o exame bem organizado, com acesso fácil, bem informado e banheiro limpo.

A auxiliar de serviços gerais Angelita Neto, 48 anos, foi uma das que considerou a prova tranquila, ainda que tenha tido alguma dificuldade com a parte relacionada a Física e Química. “Prefiro as provas de amanhã. É a parte em que sou boa, português e inglês”, contou.

Houve quem fizesse a prova somente para treinar para o ano que vem, como Amanda Amado, 16 anos. “Não conhecia só algumas matérias, mas a maior parte eu já tinha visto”, disse. Outra treineira, Ana Lúcia de Oliveira, 17 anos, também gostou da prova. “Estava fácil para quem estudou. E sim, eu fui bem”.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário