one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Chuvas não afastam público da cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes

Criado em 04/11/12 12h02 e atualizado em 04/11/12 12h31
Por Yara Aquino Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Bandeira do Brasil
Desta vez, a cerimônia foi comandada pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (André Maceira/Creative Commons)

Brasília – Nem o tempo nublado e risco de chuva espantou o público que foi hoje (4) à Praça dos Três Poderes para a cerimônia de troca da Bandeira Nacional, que ocorre no primeiro domingo de cada mês. O comando da cerimônia, que é revezado entre as forças militares, desta vez foi do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, com a participação de 250 militares e alunos da escola militar da corporação.  

A chuva intensa que caiu sobre o Distrito Federal neste fim de semana causou danos ao abastecimento de energia elétrica em alguns setores de Brasília e arredores.

Esposa de um dos bombeiros que participaram da cerimônia militar de troca da bandeira, Joselene Araújo trouxe a filha de 5 anos para ver o pai marchar. “Essa foi a primeira vez que vim e achei interessante. Pretendo voltar na próxima participação do Corpo de Bombeiros para trazer também meu filho, de 16 anos”, contou.

Diante do público, a nova bandeira foi hasteada até o topo do mastro de 110 metros de altura ao som do Hino Nacional, em cerimônia acompanhada de uma salva de tiros de canhão. Já a bandeira antiga é descerrada ao som do Hino à Bandeira. A descida só pode ser iniciada após a bandeira nova ter atingido o topo do mastro.

Railda da Conceição, turista vinda de Salvador, já visitou vários pontos turísticos da capital federal. Ao saber que seria hoje a cerimônia de troca da bandeira, não quis perder a oportunidade. “Estou na casa de parentes que moram aqui e eles perguntaram se eu queria vir. Gostei muito, adorei. Agora vou visitar a Catedral de Brasília”, disse ela.

A solenidade foi instituída pela Lei Federal 5.700, de 1º de setembro de 1971, cujo texto determina que a Bandeira Nacional esteja permanentemente no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes “como símbolo perene da pátria e sob a guarda do povo brasileiro”. O evento é organizado em sistema de rodízio entre Exército, Marinha e Aeronáutica e o governo do Distrito Federal.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário