one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Por do sol na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Comunidade internacional é fundamental para a paz, destaca embaixador palestino

Criado em 20/11/12 11h05 e atualizado em 20/11/12 11h23
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Faixa de Gaza
Por do sol na Faixa de Gaza (martinbalerio/Creative Commons)

Brasília - O fim dos conflitos entre israelenses e palestinos depende da mediação da comunidade internacional, incluindo os países árabes, segundo o embaixador da Palestino no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben. O diplomata disse à Agência Brasil que os palestinos “precisam de garantias internacionais” que assegurem a paz na Faixa de Gaza. Alzeben acrescentou que a cada dia os confrontos agravam a situação na região e a situação de vida dos palestinos. Segundo ele, a infraestrutura que era precária está cada vez  pior.

Agência Brasil - As informações sobre a precariedade na região procedem?
Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben - Sim. A cada dia a situação fica pior. Como estamos cercados por militares por terra, mar e ar, mais palestinos morrem ou ficam feridos. A cada dia tudo fica mais difícil porque falta infraestrutura, medicamentos e tudo mais. Temos de agir rápido, pois diariamente os problemas aumentam.

ABr - O senhor confia em um cessar-fogo mediado pela comunidade internacional? 
Alzeben - Temos de chegar a um cessar-fogo e a um fim definitivo desse conflito. Essa guerra não pode seguir eternamente. Nossa intenção é acabar de forma definitiva com isso. Israel não pode continuar violando as leis internacionais. Para acabar com a guerra, a comunidade internacional precisa participar e nós queremos o reconhecimento de um Estado da Palestina.   

ABr - O assunto deve ser tratado então na Organização das Nações Unidas (ONU)? 
Alzeben - Sim. Queremos debater a questão na ONU para tentar definir a origem dos problemas, as raízes que motivaram esses conflitos. Queremos retomar o assunto do Estado da Palestina e sua criação.

ABr - A paz, então, também está condicionada ao reconhecimento do Estado da Palestina? Mas a atuação do Hamas não é independente? 
Alzeben - Temos direito a um Estado da Palestina soberano e que garanta dignidade ao nosso povo. A comunidade internacional tem a responsabilidade de nos apoiar. Essa é uma garantia de paz. O Hamas ou qualquer outra organização palestina aceitará um cessar-fogo, se for negociado. Líderes de 57 países trabalham também pela paz. O importante é respeitar o direito internacional. Os israelenses não podem querer impor a visão deles por meio da força. 

ABr - Há informações que os ataques são de lado a lado.
Alzeben - Nós só exigimos uma vida digna – um respeitando o outro. Não há nada contra os israelenses, o povo, nós só queremos ter direito a um Estado soberano e independente.

Leia também:

Embaixador no Brasil diz que Israel age na defensiva para proteger cidadãos

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário